Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Como Vender Pelo WhatsApp

Aprenda algumas ótimas técnicas de como vender pelo Whatsapp e assim ganhar mais clientes já no curto prazo. Saiba quais as melhores táticas e alguns macetes para começar a obter bons resultados pelo atendimento via WhatsApp. Vamos lá!

Fernando Cavalcanti

Como vender mais pelo WhatsApp com automação de mensagens

O WhatsApp é conhecido de diversas formas pelo público e é uma ferramenta extremamente poderosa nas mãos das empresas.

Com ela, se tornou bem mais fácil e prático o contato direto com os clientes.

Hoje, saber como vender pelo WhatsApp de forma eficiente, rápida e segura, é passar mais credibilidade aos clientes e consequentemente aumentar as vendas.

Conheça o melhor sistema de Automação Para WhatsApp, o ChatGuru!

Lidar diretamente com os clientes, ofertar, dar informações e até mesmo aceitar ou fazer pedidos, o WhatsApp deixou isso tudo em nossas mãos.

Automatizar as mensagens faz com que as vendas sejam escaláveis, que consequentemente resultará em agilidade.

Neste artigo, vamos mostrar como vender pelo WhatsApp. e como o ChatGuru, a melhor plataforma chatbot para WhatsApp, pode lhe ajudar a automatizar suas vendas e o atendimento através do WhatsApp.

Vamos lá?

WhatsApp Business sendo instalado no smartphone
WhatsApp Business sendo instalado no smartphone

Estratégias para vender mais com WhatsApp

Não é novidade que o aplicativo surgiu apenas para uma troca simples de mensagens, só que de forma mais dinâmica, e seu crescimento foi tão rápido que as marcas começaram a se interessar pela troca direta com os clientes.

Hoje o Whats (ou ZAP, como muitos usuários chamam este aplicativo) é considerado um dos principais meios de atendimento em massa.

Quem a utiliza como a principal ferramenta detém nas mãos uma plataforma muito boa, pois lida diretamente com os clientes, sejam elas perguntas ou reclamações.

Para pequenos negócios, o aplicativo veio como um bônus: pois torna grátis, e de maneira acessível o relacionamento entre o empreendedor e o cliente. Dessa forma, os primeiros grupos de vendas foram criados.

Seu principal intuito foi deixar um catálogo nas mãos dos clientes, para sempre que precisar, ter como olhar de maneira rápida, e com isso aumentar a sua venda através do WhatsApp.

Mas entrar em contato com os clientes demanda tempo, pois toda função é manual, e não tem como aumentar o atendimento para novos clientes.

As primeiras transformações foram sentidas com a lista de transmissão, pois as mesmas permitiam que mensagens fossem enviadas para muitos clientes de uma única vez, agilizando assim o contato direto.

As mensagens podem ser fotos, vídeos ou textos. Na maioria das vezes prescrita, nas listas eram enviadas promoções, produtos e até mesmo cardápios, para atingir o maior número de pessoas com menos cliques possíveis.

Como vender pelo WhatsApp atendendo melhor os clientes
Como vender pelo WhatsApp atendendo melhor os clientes

Mesmo a lista de transmissão não permitindo que tenha mais de 256 contatos, cada um desses contatos deverá ter o número da sua empresa salvo, para que receba a mensagem.

Esse é um ponto importante para quem quer aprender como vender pelo WhatsApp, pois o mesmo não permite que o cliente receba a mensagem, se não tiver o seu número salvo. Fique atento a isso!

Mesmo sendo limitada dessa forma, a lista já mostra ser um grande avanço na maneira de aumentar o envio e alcançar mais gente dependendo menos de esforço.

Se você leu até aqui e ainda quer saber o porquê é tão importante usar essa ferramenta para a sua empresa, continue lendo o artigo e saiba tudo sobre como vender pelo WhatsApp.

Porque Usar WhatsApp Para Vender Mais

Para quem quer crescer a empresa, principalmente em época de pandemia, a venda pela internet é um grande diferencial.

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E para vender pelo WhatsApp é importante ter a conta de maneira comercial.

A conta comercial deve ser aproveitada por empresas que querem usar cada parte que o WhatsApp pode proporcionar, inclusive automatizando.

A conta comercial ou WhatsApp Business é uma forma de demonstrar profissionalismo. Quem manda mensagem e recebe uma de volta que está sendo atendido por uma conta comercial, o cliente tende a se sentir mais tranquilo.

Com o cliente mais tranquilo, os laços de confiança se tornam mais reais.

Outros benefícios que essa ferramenta oferece são:

  • Mensagens automáticas;
  • Respostas rápidas;
  • Catálogo de produtos;
  • Anúncios;
  • Ferramentas de automação;
  • Dados comerciais;
  • Métricas;
  • Etiquetas;

Mensagens automáticas no WhatsApp

Quando a pessoa faz um primeiro contato, recebendo na hora boas-vindas ou quando está fora do horário de atendimento.

Para vender através do WhatsApp essa ferramenta é ótima. Eleva o estilo de atendimento.

Essas mensagens automáticas criam uma sensação de atenção e empatia ao cliente, mostrando estar disponível mesmo se não for o horário de atendimento.

Ex.: “Olá, somos a empresa xxx e gostaríamos de saber como podemos ajudar, mas antes precisamos de algumas informações”.

Abaixo um vídeo da funcionalidade de envio de emnsagens automáticas no Chatguru:

Breve transcrição do vídeo:

"Olá pessoal, vou fazer uma demonstração aqui no ZapGuru de como a gente pode utilizar as mensagens prontas para facilitar a nossa comunicação com o cliente. 

Primeiramente essa aqui é a tela inicial do ZapGuru onde eu clico aqui em chats para selecionar a conversa que eu desejo. 

E nessa conversa, nesse diálogo que eu tenho aqui com o cliente, eu posso clicar nessa caixinha amarela e eu vou ter acesso à biblioteca das mensagens que já estão prontas para serem enviadas.

Então eu tenho aqui olha, alguns exemplos que tenho aqui de segmento imobiliário, então eu posso vir aqui e escolher um desses empreendimentos aqui, tem o mansão Bahia, o Quintas Boas, e cada uma dessas mensagens na realidade, cada diálogo na realidade desses aqui são várias mensagens.

Então aqui ele enviaria uma sequência de fotos, depois uma mensagem com apresentação e uma de localização.

Eu posso realizar busca aqui também, se eu clicar aqui, dependendo, imagina que eu tenho uma quantidade muito grande, como por exemplo aqui. Os veículos da Volkswagen eu tenho uma sequência de veículos que se fosse o caso eu poderia colocar aqui na busca ‘fox’ e ele ia selecionar apenas aqui, onde tem a palavra chave que vai bater.

E no momento que eu clicar aqui em executar ele vai iniciar cada uma dessas frases aqui, dessas conversas.

Então todas elas tem uma sequência de tempo inclusive, é só clicar aqui em executar e elas vão ficar aqui olha, na fia de mensagens que vão ser executadas.

Isso aí, essas mensagens vão sendo enviadas automaticamente. Ele começa enviando sobre o fox, depois a sequência de fotos, a ficha técnica, o valor do veículo e pode perceber também um timerzinho, uma diferença de tempo que ele tem de uma mensagem para outra. 

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Bom, é isso aí, ele vai enviar todas as mensagens."

Respostas Rápidas no Whats

O WhatsApp Business libera a função que permite criar mensagens para responder perguntas mais frequentes, de maneira mais ágil.

Assim, quando o cliente for fazer uma pergunta simples, a resposta vem mais rápido, facilitando assim a agilidade de atendimento.

Vender pelo WhatsApp requer uma atenção especial e rápida, o acesso a internet aumentou o tempo de contato com o cliente. Então usar ferramentas para encurtar o tempo de resposta é muito importante.

Ex.: “vocês ficam abertos até que horas”, “ficamos abertos de seg a sex de 9h às 18h”.

Catálogo de produtos

Permite que inclua todos os produtos ou os serviços ofertados, facilitando os pedidos dos clientes.

Com o cliente tendo acesso ao catalogo, o atendimento se torna mais rápido. Muitas vezes os clientes desistem de comprar por não ter informações o suficiente ou até mesmo “preguiça” de perguntar o valor de cada produto.

Ter um catálogo organizado anima o cliente de entrar em contato, e direciona as perguntas para uma interação maior do que só perguntar o valor ou quais os serviços ofertados.

Já sabendo os serviços ofertados, o cliente consegue fazer mais perguntas mais interativas, como funciona X serviço, qual o material usado, etc.

Ex.: “Fotos da coleção de verão”.

Anúncios

As contas comerciais podem deixar um botão de anuncio em lugares como o Facebook para que o direcionamento para o WhatsApp seja feito de forma imediata.

Essa ferramenta é muito boa para quem quer vender pelo WhatsApp, pois ela expande o alcance além da plataforma já usada.

E agilizar o atendimento, invés do cliente “perder” tempo salvando o número na agenda do telefone, ele pode clicar no anuncio que vai fazer a janela do whatsapp da empresa abrir automaticamente.

Ex. “Quando seu anuncio na plataforma diz “clique aqui e confira” ou “compre aqui”.

Ferramentas de automação

Possuir uma conta comercial dá acesso ao WhatsApp Business API. Ele faz automatizar as mensagens.

Ex.: “Enviar notificações para os clientes e integrar outras ferramentas”.

A conta comercial pode ser usada até por quem não é uma empresa, mas um empreendedor também pode. Além de poder usar todas as ferramentas, uma conta comercial traz mais seriedade.

Dados comerciais

Deixar informações como endereço, telefone, descrição, e-mail, horário de atendimento é fundamental.

Tendo essas informações à vista para o cliente, agilizar as perguntas frequentes ajuda na hora de começar a interação com o usuário.

Além de agilizar o atendimento, ter esses dados comerciais fixados traz uma seriedade maior aos olhos do cliente.

 Conquistar a confiança e passar seriedade pela internet é uma tarifa difícil, mas crucial para quem quer vender pelo WhatsApp.

Os usuários possuem medo de comprar pelo WhatsApp, então passando informações para contato além da internet, aumenta a credibilidade e a verdade sobre a empresa.

O cliente se sente mais seguro, caso tenha algum problema, poder encontrar a empresa além do WhatsApp.

Ex.:

“Endereço: rua 123...”

“Número para contato: xxx...”

“Loja de roupas fundada em 2000...”

“Atendimento de 09h às 18h”.

Métricas

A métrica é uma ferramenta muito importante para ter noção do alcance da sua empresa. Ela mostra a quantidade de clientes, ou seja, usuários, que recebem as mensagens enviadas pela sua empresa (WhatsApp Busines).

Ex.: “Para aumentar seu engajamento com a venda pelo WhatsApp, você pode observar quais usuários não recebem a sua mensagem e excluir ele. Fazendo assim com que o foco fique no cliente que dá mais engajamento para a empresa”.

Outro ponto importante na métrica é que além de mostrar a quantidade de usuários que recebem a mensagem, ela tem a função de mostrar quem chegou ou não a abrir a mensagem.

Etiquetas no WhatsApp - TAGs

Sabemos que a intenção aqui é engajar a venda pelo WhatsApp, então qualquer ferramenta que facilite isso é bem-vinda.

Mesmo sendo algo simples, vale a pena ser listado, são as etiquetas. A função dela é exatamente o que ela diz etiquetar. Você pode etiquetar as conversas.

Ex.:

Etiquetando as conversas do WhatsApp, o gerenciamento das mensagens se torna melhor, pois assim você gerencia melhor os clientes e cria uma agilidade maior para encontrá-los entre as variadas mensagens.

Essas etiquetas podem ser nomeadas de diversas maneiras, como: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago, atendimento finalizado.

Essas etiquetas são bem parecidas com a ferramenta dos e-mails.

Organização é fundamental para manter a sua empresa.

API do WhatsApp business

Caso seja necessário que o alcance seja maior, o API do WhatsApp se faz necessário, pois foi criada para empresas de médio e grande porte, ela lida com uma quantidade maior de clientes, e de atendimento.

Numa tradução livre API significa Interface de Programação de Aplicativos (Application Programming Interface) que possibilita que outros criadores construam produtos relacionados ao seu aplicativo.

No nosso caso, eles podem criar chatbots, que utiliza vários atendentes de uma vez só, moldando assim para algo maior.

Oferecer conforto ao cliente, deixando mais rápido o atendimento, é só um reflexo da forma que a API tende a operar, liberando o fluxo de clientes, permitindo encaminhamento para todos os atendentes disponíveis.

E o diferencial é que o uso por vários atendentes se da pelo mesmo número, não precisando fazer com que o cliente salve vários números de uma mesma empresa.

De forma ordenada e prioritária, fazendo assim com que cada cliente seja atendido por quem realmente pode resolver, na maioria dos casos.

Algumas ferramentas de automação

É necessário ficar atento as ferramentas que ajudam, pois, existem as oficiais e as não oficiais, que podem gerar algum transtorno como a exclusão da plataforma.

Pesquisar e se manter informado, sobre qual é a melhor ferramenta, é essencial, pois só assim será compreendido qual é a melhor ferramenta, qual ajudará você no momento, sem que haja transtorno.

Para quem quer aprender como vender pelo WhatsApp, uma das principais ferramentas oferecidas são os envios de notificação e os chatboots.

Hoje, a melhor ferramenta chatbot para ajudar você ou sua empresa a vender mais é o ChatGuru. Assista o vídeo:

Envio de notificação

O envio de notificações permite que lembretes como: contas em aberto, reserva e consulta, sejam feitos.

Assim como o acompanhamento de pedidos, desde a confirmação do pedido até que o momento em que ele foi entregue, por exemplo.

O pós-venda também é uma função liberada, e é importante, pois o envio da pesquisa de satisfação ajuda a melhorar e a mudar caso seja necessário.

Em contra partida, o WhatsApp não permite que sejam enviadas ofertas, ou qualquer coisa que seja mais agressiva. Então saber como equilibrar as mensagens é importante.

O envio de notificações se dá pela autorização previa, utilizando um canal externo como envio de SMS.

Chatbots

Sendo a principal técnica, são robôs que interagem com os clientes, utilizando mensagens pré-estabelecidas pelas empresas.

Estabelecer a interação com o cliente uma vez que a demanda de atendente não é grande, sem contar que mesmo fora do horário comercial, ainda é possível fazer o atendimento aos clientes.

O que ajuda muito, quando o turno é esticado, ou então você só consegue mexer no telefone após o horário.

Usado principalmente para responder perguntas frequentes, como endereço ou produtos, faz com que o filtro seja feito logo no início, e também dá base para o pós-venda.

Estimulando o cliente a descrever seu grau de satisfação com o atendimento, com o serviço e com o produto.

Sua principal meta é fazer com que as interações sejam mais humanas possíveis, a ponto da relação ser bem construída apenas com isso.

Entender que o chatbot é uma ferramenta que ajuda a filtrar e encaminhar as mensagens é primordial para que seja feito com primor o atendimento e encaminhamento das necessidades.

Veja uma demonstração do chatbot da Chatguru:

Transcrição do vídeo:

"Olá pessoal, bom dia tudo bem? Aqui quem fala é o Daniel, eu faço parte da equipe do  suporte do ZapGuru e hoje vim trazer um tema bastante interessante que é algo muito utilizado pela nossa plataforma que é a o chatbot e os diálogos.

Então eu vou explicar aqui um pouquinho pra você como que funciona, como que o chatbot, o nosso robô ele executa um diálogo, como que é esse processo.

Bom, vamos revelar o segredo aqui pra você não é verdade? Basicamente o robô ele é programado para trabalhar com gatilhos, os gatilhos são palavras chaves que você coloca justamente que é o que o seu cliente vai enviar para você e ele identifica essa palavra chave e consegue executar um diálogo ou uma ação.

Então para exemplificar isso, talvez tenha ficado um pouco confuso né?

Vamos colocar aqui eu criei esse menu, esse robô aqui, esse chatbot algo bem simples como o menu inicial só realmente fazendo uma recepção e passando duas opções ao cliente né.

Então como que vai funcionar, assim que receber uma mensagem como os textos olá, bom dia ou oi, esse aqui seria os gatilhos, o robô ele identifica essas mensagens na mesma forma como tá escrito com letras minúsculas, tem que ser esse texto exato, mas não se atenha isso, isso pode ser programado na melhor maneira justamente que atenda ao seu público. 

Esse aqui é só um exemplo simples, então assim que foi dito essas palavras, assim que for identificado que essas palavras, essa mensagem foi recebida será enviada essa mensagem de texto, algo bem simples.

E da mesma forma, caso o cliente ele opte pela opção número um suporte, ele receberá uma outra mensagem, porque já foi identificado que assim que ele digitar o número um ele passa para uma outra na outra etapa.

Da mesma forma com o número dois e de uma forma diferente nós colocamos aqui ao final da mensagem inicial o encerrar, para finalizar o atendimento, vamos supor que ele acabou digitando errado enfim nós colocamos opção também aqui embaixo.

Se ele escrever encerrar em letra maiúscula ou minúscula ele vai receber uma mensagem dizendo agradecendo o contato e colocando status daquele chat  em específico como resolvido.

Bom, vamos pular pra cá e vamos fazer um teste, vou pegar meu próprio celular e eu vou mandar aqui um oi só para nossa exemplificarmos toda essa explicação. 

Vamos lá foi mandado um oi e olha só já mandou aqui a mensagem para o cliente, bem legal não é mesmo?

E vamos dizer que o cliente optou pela opção número dois ,ele quer falar com financeiro quer resolver alguma questão com o nosso financeiro.

Então ele digitou o número dois já aparece aqui a mensagem agendada, bem bacana não é mesmo? 

Facilita muito garante muito tempo, e algo que pode ser feito também é executar manualmente, mas esse aqui não nosso objetivo eu só vou executar aqui algo manual somente para mente nós continuarmos aqui com o atendimento.

Vamos imaginar que chegou uma nova mensagem, vamos colocar aqui agora um bom dia como exemplo.

Coloquei o bom dia, ele já identificou o bom dia vocês perceberam que aqui estava como resolvido, mudou para aberto justamente, aqui já recebeu a mensagem novamente, por conta do bom dia que foi escrito e vamos colocar algo diferente aqui, como encerrar para ver o que acontece. 

Então colocando aqui encerrar,  coloquei o encerrar letra o ‘e’ maiúsculo conforme nós tínhamos colocado, ele já encerrou o atendimento e já trocou o status aqui para resolvido.

Bem bacana não é mesmo?

É algo que você consegue configurar da maneira que te atende. Então isso é o bacana da plataforma que você pode configurar de n possibilidades, inclusive algumas dicas legais e alguém simples que pode facilitar bastante atendimento é você colocar uma informação de CPF, quando o cliente enviar o CPF por mensagem, você já consegue também deixar uma mensagem programada.

Digamos que o seu sistema trabalha por localizar o cadastro pelo CPF você consegue já colocar uma mensagem de texto também.

O mesmo para email, o cliente mandou um email, você já também já deixar aquela mensagem salva.

Você pode fazer e várias ações você pode configurar toda a plataforma do ZapGuru que te atende e personalizar da sua maneira. Bem bacana não é mesmo, essa dica?

Então é isso pessoal, vou ficar por aqui espero que tenha ficado claro e que tenha ficado de uma forma bem didática para gente conseguir entender como funciona.

É um pouco complexo, mas estamos aqui para te ajudar, se você precisar de qualquer auxílio qualquer dúvida que tenha tido, por favor entre em contato conosco, será um prazer.

E fique ligado que vai ter algumas outras dicas e até mesmo de gatilhos  como a gente está falando por aqui, tá certo?

Então um grande abraço e até a próxima."

Outras dicas

O WhatsApp deixa em nossas mãos recursos que facilitam a troca entre empresas e clientes, seja enviando vídeos, ou fotos, gravações de voz ou locais.

A quantidade de formas de comunicação mostra que a limitação não tem espaço aqui. Envio de e-books, vídeos ou PDF também pode ocorrer caso seja uma explicação mais longa.

A divulgação é essencial, pois só assim os clientes saberão como chegar até você. Após a configuração já é possível vincular aos meios de divulgação.

Ter uma forma rápida e direta de comunicação entre a empresa e o cliente, conquista credibilidade, passando ainda mais confiança, consequentemente gerando melhores resultados.

Responder o mais rápido possível é essencial, pois a velocidade de resposta é o que ditará o sucesso das vendas, tendo um prazo máximo de 24 horas para ser respondido num tempo “aceitável”.

Saber lidar com o fluxo de mensagens é essencial, pois tentar responder tudo de uma vez só pode gerar confusão, sem contar que por ficar tanto tempo com o celular na mão, pode doer.

Por ventura, um aprimoramento que o WhatsApp apresentou e que é muito útil quando é necessário o uso continuo do aplicativo, foi o WhatsApp web.

Fornecer um bom atendimento

Saber como vender pelo WhatsApp atualmente é essencial para uma empresa ou até mesmo para um vendedor independente.

Mas além de tudo que explicamos no artigo até agora de como fazer isso, a maneira como tratamos o cliente também ajuda muito. Fornecer um bom atendimento aumenta a eficácia do contato.

Para conseguir a fidelização dos clientes por mais tempo, é necessário ter um bom atendimento com ele, a maneira como falamos pode agradar mais o cliente.

Encantar o cliente com um bom atendimento faz com que ele se torne um ciente mais fiel, e até mesmo permanente.

Afinal, ele vai preferir entrar em contato com a empresa que é mais educada e ágil perante as suas necessidades do que a empresa que não demonstra muita cordialidade.

Ser simpático, se mostrar mais aberto a resolver o problema do cliente é um diferencial. Agindo assim, você demonstra que se importa de maneira mais real, trazendo assim o cliente para mais perto.

Tendo o cliente mais perto e fidelizado com a empresa, aumenta as chances dele divulgar a empresa pelas redes sociais, fazendo com que o alcance da empresa seja maior.

Pontos para levar em consideração na hora de ter um bom relacionamento com os clientes:

 Boa comunicação

  • Experiência com o produto a ser vendido
  • Empatia
  • Simpatia
  • Paciência
  • Agilidade em resolver problemas

Colocando em pratica essas dicas, clientes novos são atraídos e ao mesmo tempo você fixa os clientes antigos.

Vender mais pelo WhatsApp é possível

Aprender como vender pelo WhatsApp se torna muito mais fácil depois que aprendemos melhor como ele e suas ferramentas funcionam, tornando assim melhor a comunicação com os clientes.

Além disso, as novas tecnologias tendem a se mostrar mais autônomas, tornando mais dinâmico, mais bem separado e mais distribuído.

Facilitando não só o seu entendimento, mas também o trabalho dos funcionários, que consequentemente agilizam a venda, resultando em saldos positivos.

Se você gostou desse artigo ou ficou com alguma dúvida, curte e comenta aqui em baixo!

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