A interação entre clientes e marcas mudou completamente com as soluções tecnológicas que foram surgindo nas últimas décadas. Esqueça o e-mail, o telefone, os clientes agora querem respostas imediatas e na palma da mão. Eles prezam pela comodidade e instantaneidade. Assim, uma das ferramentas que mais se destacam é o chatbot. Esse software de comunicação oferece várias possibilidades de uso, que geram benefícios tanto para as empresas quanto para os clientes, e podem ser integrados com diversas plataformas. Mas a combinação dos chatbots com o WhatsApp tornou a comunicação das empresas muito mais eficiente e poderosa.
Consumo X Redes Sociais
O Social Commerce consiste no hábito de fazer compras através das redes sociais e se popularizou nos últimos anos. Um levantamento realizado pela Opinion Box em parceria com a Social Miner identificou que 74% dos consumidores usam as redes sociais para fazer compras. Mas a partir de 2020, diante da pandemia do novo coronavírus, quando muitas lojas precisaram ser fechadas em uma tentativa de barrar o avanço do vírus, as compras pelas redes sociais dispararam.
Essa tendência não dá sinais de que será revertida e o comportamento dos consumidores está ainda mais ligado com essas plataformas. Os clientes querem comprar e tirar dúvidas de forma ágil e a qualquer momento. Assim, as empresas que desejam garantir suas vendas e o crescimento da receita devem estar presentes nas redes sociais para atender as necessidades do público.
Por que integrar o chatbot a sua conta comercial no WhatsApp?
Mas então por que optar pelo WhatsApp, entre todas as redes sociais, para integrar o seu chatbot? Bem, podemos começar pelo fato de que o aplicativo de mensagem está instalado em 98% dos smartphones brasileiros e dele ser utilizado diariamente por 86% dos entrevistados na pesquisa WhatsApp no Brasil, feita pelo Opinion Box. Este dado já fala bastante sobre como muito provavelmente seu público já está na plataforma.
Em relação aos hábitos relacionados com compras, o WhatsApp pode funcionar como uma poderosa e acessível ferramenta de comunicação da sua empresa. Isso porque 76% dos usuários da plataforma se comunicam com marcas e empresas por lá.
Em relação às preferências dos entrevistados, 75% consideram que tirar dúvidas e/ou pedir informações são as finalidades mais adequadas para se comunicar com uma empresa via WhatsApp. Em seguida no ranking aparece o suporte técnico (63%) e o recebimento de promoções via WhatsApp (53%).
Mas a empresa também pode funcionar como um canal de venda direta. Ainda segundo a pesquisa, 52% dos entrevistados disseram ter comprado produtos e serviços pelo aplicativo. Enquanto isso, 45% passaram a fazer compras pelo app entre 2020 e 2021.
Os dados mostram todas as possibilidades que o WhatsApp oferece e que não estar presente no aplicativo pode acabar gerando consequências negativas para sua empresa.
Por que o chatbot é uma boa opção para usar no atendimento ao cliente da sua empresa?
Como dito anteriormente, as novas tecnologias e circunstâncias sociais causaram mudanças definitivas no comportamento do consumidor. Agora, os clientes esperam uma comunicação simples e imediata com as empresas. Para garantir que seus consumidores tirem todas as dúvidas e recebam a assistência necessária para efetuar uma compra, é necessário oferecer um atendimento consistente através das redes sociais.
Os chatbots podem ser um grande aliado nesta tarefa pois são um software de conversação com grande potencial para serem utilizados em estratégias de atração de clientes e geração de valor para as marcas. Essa tecnologia de automação é capaz de dar conta de uma série de demandas dos clientes ao mesmo tempo em que reduz custos, melhora a experiência oferecida, aumenta a interação com o público, otimiza o trabalho dos funcionários e amplia seus negócios.
Com os chatbots, sua empresa consegue ficar disponível 24 horas por dia, nos sete dias por semana, respondendo dúvidas dos clientes mais rapidamente do que sua equipe de agentes humanos conseguiria. Ou seja, a integração desta solução tecnológica traz eficiência para negócios que atendem a um grande volume de solicitações de chamadas de clientes.
E essa integração do chatbot com o WhatsApp permite que tudo isso aconteça instantaneamente em um ambiente de conversação extremamente acessível e com o qual o seu cliente já se sente familiarizado. Assim, você oferece facilidade e comodidade para os seus clientes.
A automação das mensagens e chat em tempo real, possibilita ainda a redução do tempo de atendimento, o controle da interação com clientes entre canais, a identificação dos produtos ou serviços adequados para o momento do contato ou resolução da demanda do seu cliente, entre tantas outras possibilidades. Na publicação de hoje, vamos falar mais sobre como a sua empresa pode aproveitar ao máximo o chatbot no atendimento ao cliente.
Acompanhe!
Quando os chatbots podem ser usados da forma mais assertiva?
1. Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
De acordo com um estudo da IBM 5, até 80% das perguntas de rotina do atendimento ao cliente poderiam ser respondidas por um chatbot. Sendo assim, entre as tantas possibilidades de uso dos chatbots, uma das que mais se destaca é o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). O software de comunicação consegue simular a fala humana e responder de forma rápida às dúvidas e necessidades dos clientes, dando conta de um grande volume das questões de rotina trazidas pelos clientes.
O software de comunicação consegue, por meio do processamento de dados, interpretar e decodificar as palavras ou frases do usuário, consultar um banco de dados e fornecer de volta uma resposta instantânea de forma a soar como um humano para auxiliar o consumidor em suas necessidades.
Em outras palavras, os chatbots para WhatsApp permitem que a sua empresa ofereça experiências virtuais envolventes, enquanto garante agilidade e otimização no atendimento ao cliente.
2. Captura de lead
No momento em que um potencial cliente entrar em contato com a sua empresa e interagir com o seu chatbot, informações valiosas sobre ele serão coletadas. Tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Esses dados de captura do lead poderão ser utilizadas em estratégias futuras de marketing e vendas. Assim, você pode:
- registrar os dados como nome, email e telefone;
- oferecer conteúdo relevante e personalizado para converter o lead;
- desenvolver fluxos conversacionais segmentados.
3. Geração de insights
Conforme mais e mais clientes entram em contato com sua empresa, os chatbots também conseguem coletar informações de consumo, comportamento e avaliações. Ainda é possível fazer pesquisas de satisfação e pedidos de feedbacks. Todas essas informações são recolhidas e levadas para um banco de dados.
Esses valiosos dados poderão gerar insights e guiar tomadas futuras de decisões. Ao serem analisadas, essas informações colhidas a partir das interações do bot podem levar até a identificação das chamadas mais frequentes e o que faz com que o lead converta mais. Também pode-se saber quais os pontos em que existe maior evasão e atuar para reverter este comportamento do cliente, aprimorando a experiência do usuário.
Use o chatbot para WhatsApp da ChatGuru
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Nossa plataforma também permite a extração de relatórios periódicos e totalmente customizáveis. É possível escolher se deseja receber os dados através de e-mail ou WhatsApp, além de definir a partir de quais os critérios, gerando praticidade para o seu acompanhamento.
Vale destacar ainda que a plataforma da ChatGuru pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), trazendo ainda mais eficiência para os processos da sua empresa. Crie seu próprio chatbot para captar leads, atender seus clientes, ter insights valiosos e dar suporte para sua estratégia de comunicação. Gostou? Peça um orçamento da ChatGuru!
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