Índice
Introdução
O marketing de intenção é uma estratégia que permite que seu negócio compreenda o comportamento do consumidor. E isso é extremamente importante quando o assunto é persuadir, envolver e encorajar os clientes a fazer uma compra.
De acordo com a pesquisa realizada pela Insights For Professionals, quase todos os entrevistados (99%) acham que a incorporação de dados de intenção melhorou os resultados de sua empresa. Ao mesmo tempo, 64% deles observaram aumento de receita e retorno sobre o investimento (ROI).
Segundo o mesmo relatório, 99% das grandes corporações já investem em marketing de intenção devido à sua influência nos resultados. As marcas que não buscam ativamente a coleta e o gerenciamento de dados de intenção podem potencializar sua estratégia ao saber mais sobre a abordagem e como aplicá-la.
O Que é Marketing de Intenção?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que o marketing de intenção serve para determinar os objetivos de longo prazo de uma base de usuários, a partir da observação de suas ações.
Essa é uma maneira que empresas podem utilizar para aprender mais sobre seus clientes em potencial, obtendo assim, informações como seus hobbies, rotinas e preferências.
Isso acontece porque todo usuário deixa uma “pegada digital” ao navegar na internet. Quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google, visita um site ou interage com material online, ela está enviando sinais sobre seus interesses atuais.
Nesse sentido, o marketing de intenção utiliza essas informações para criar campanhas publicitárias personalizadas. Aqui, o objetivo é obter informações sobre a jornada do cliente com o fim de aprimorar sua experiência na loja, e, consequentemente, aumentando a receita.
Como Funciona Esse Processo?
Agora que você já sabe que o marketing de intenção monitora o comportamento online das pessoas (por meio de pesquisas de palavras-chave, cliques, visitas e exibições de anúncios), chegou o momento de entender melhor como isso funciona.
Essas preciosas informações podem ser coletadas a partir do comportamento do público-alvo nas redes sociais, nas atividades realizadas em um site, atividade na internet fora do site, motores de busca, como o Google, e até dados de consumo de conteúdo.
Essas informações ajudam empresas a criarem campanhas de marketing específicas, que entram em contato com os consumidores no momento exato em que eles estão pensando em realizar uma compra.
Orçamentos Equilibrados e Prioridades do Consumidor
Ao analisar a intenção do usuário, a sua marca será capaz de enviar mensagens relevantes para os indivíduos apropriados no momento certo.
Como resultado, permite às empresas a liberdade de adaptar suas estratégias de marketing às preferências de seu público-alvo.
Sendo assim, se faz um método mais inteligente de alocação de fundos, além de permitir mais granularidade na personalização da campanha e, em última análise, maior sucesso.
Aproveitando o Marketing de Intenção na Publicidade
Essa abordagem de marketing de intenção fornece um conjunto de dados sólido para melhorar as táticas e os resultados das campanhas e iniciativas. Por conta disso, pode trazer vantagens para as empresas como:
Análises Preditivas
Ao analisar os hábitos do consumidor, as empresas podem prever melhor o que seus clientes desejam ver e fornecer. Este método permite antecipar os desejos e emoções do cliente em resposta a um anúncio ou conteúdo. Por direcionar as escolhas ao longo do processo de venda, essa estratégia ajuda também a:
- Manter contato com o público
- Aumentar o número de leads qualificados
- Potencializar o número de conversões.
Maior Individualização dos Serviços
Quando o conteúdo e os anúncios são adaptados aos desejos e requisitos individuais do público-alvo, a personalização se transforma em uma arma poderosa para aprimorar a experiência do consumidor.
E é por isso que o marketing de intenção é tão útil. Afinal, a prática revela os hábitos e inclinações do consumidor por meio do monitoramento de seus movimentos online. Isso permite que as empresas forneçam material oportuno e relevante aos clientes, sem sobrecarregá-los com mensagens.
Mesmo que um maior engajamento e conversão não sejam alcançados imediatamente, eles podem ser alcançados examinando os resultados dos métodos e determinando o que precisa ser alterado. Usando o teste A/B, por exemplo, sua empresa pode determinar qual variável tem mais impacto em seus resultados.
Crescimento do ROI
Mais conversões podem ser alcançadas com o marketing de intenção, já que sua empresa estará enviando comunicações direcionadas, oportunas e relevantes para clientes em potencial qualificados. Como consequência, é possível obter um retorno maior sobre seus orçamentos.
O Google acredita que os anúncios que incorporam dados de intenção aumentam a intenção de compra do usuário em 40% em comparação com anúncios segmentados apenas por dados demográficos.
Melhor Envolvimento
O aumento do envolvimento do cliente é facilitado pela adaptação do desenvolvimento de conteúdo às necessidades de cada indivíduo. Isso ocorre porque as pessoas são mais propensas a se envolver com conteúdo que atenda aos seus próprios interesses e necessidades.
Uma personalização como a do marketing de intenção é benéfica por vários motivos, incluindo engajamento, confiança, lealdade e a impressão geral que o cliente tem da empresa.
Métodos Comuns de Marketing de Intenção
Existem diferentes métodos que, em conjunto, podem ser utilizados para fazer o marketing de intenção. A otimização de mecanismos de pesquisas e anúncios de retargeting, por exemplo, são bastante praticados.
Agora, você confere de que forma as empresas podem tirar proveito dessa estratégia.
E-mail Promocional
O e-mail marketing é ativado em resposta ao comportamento online do usuário, como o tipo de material visto, os sites visitados ou as compras feitas. Colocar itens em um carrinho de compras virtual, mas sem realmente comprá-los, é uma ocorrência típica para a atuação do marketing de intenção.
Nesse caso, a empresa pode enviar um “empurrãozinho” gentil na forma de um e-mail quando detecta que você esqueceu de certos bens abandonados no carrinho.
Algumas empresas também oferecem cupons de desconto como incentivo para finalizar a transação.
SEO
Técnicas bem-sucedidas de SEO (Search Engine Optimization) e otimização para mecanismos de pesquisa dependem da compreensão da intenção do usuário ao fazer uma pesquisa.
Sem levar em consideração o objetivo do usuário, é muito difícil aumentar o tráfego para um site por meio de pesquisas no Google.
Consequentemente, para implementar estratégias de SEO, é importante saber o que o usuário está procurando e onde ele está no ciclo de compra.
Pop-ups
As janelas pop-up, quando usadas no marketing de intenção, exibem anúncios para os consumidores dependendo de suas atividades online. Os cookies, que registram a jornada online de um usuário, costumam ser usados para saber mais sobre os gostos deste usuário.
A localização, a idade, o tipo de dispositivo que estão usando e o histórico de compras dos usuários são outros aspectos que também podem ser incluídos na segmentação do anúncio, além de seus interesses específicos.
A empresa é capaz de utilizar esses dados para adaptar suas campanhas de marketing aos modelos específicos nos quais os usuários estão interessados. Esses anúncios podem ser exibidos na tela do cliente em potencial ao usar um serviço de mídia paga.
Campanhas de Remarketing
O remarketing é uma estratégia de marketing de intenção que envolve a exibição de anúncios para aqueles que interagiram recentemente com uma empresa, seja visitando seu site, olhando um produto ou participando de alguma outra maneira.
As empresas podem segmentar indivíduos específicos com publicidade personalizada, coletando informações sobre suas atividades online, como os sites que os usuários visitam e quanto tempo passam lá.
Isso pode acontecer, por exemplo, se um consumidor navegar na loja online da empresa, mas não fizer uma compra. A loja pode adequar os anúncios para que você se lembre do item que despertou sua atenção, aumentando a probabilidade de efetuar uma compra após uma nova visita ao site.
Sugestão de Produto
As marcas podem adaptar suas sugestões de produtos às necessidades dos clientes, monitorando suas atividades na web, nas redes sociais e na plataforma de comércio eletrônico da empresa.
O posicionamento de publicidade eficaz, recomendações úteis de produtos e campanhas personalizadas de marketing por e-mail e rede social são formas de atingir esse objetivo.
Por exemplo, um site de comércio eletrônico de roupas pode recomendar mais itens que combinem com o que o cliente acabou de comprar. Ou seja, uma empresa familiarizada com as preferências do comprador pode informá-lo sobre novos itens que possam despertar seu interesse.
Utilização do ChatGuru para uma Automação Eficiente
Para você que, além de entender sobre o que é marketing de intenção, busca também proporcionar experiências melhores para seus clientes, uma ótima ideia é a implantação de chatbots.
Esta solução tecnológica consegue integrar a otimização das operações com a personalização da comunicação de forma eficiente e assertiva.
Por isso, os chatbots do ChatGuru são ideais para você! Eles podem ser conectados à conta do WhatsApp da sua organização para fornecer assistência automática sempre que necessário, independentemente da hora do dia ou da noite, e para centenas de chats ao mesmo tempo.
Tudo isso pode ser feito dentro do ambiente confortável de um aplicativo que seus consumidores já conhecem e no momento mais conveniente para eles. Tudo isso proporciona uma experiência aprimorada para seus consumidores, além de aumentar a satisfação e a fidelidade deles à sua marca.
Quando sua empresa fizer uso do ChatGuru, ela poderá criar laços fortes com seus consumidores de forma proativa e obter as vantagens da automação.
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