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8 estratégias de marketing para aumentar suas vendas da Black Friday

Giovanna Torreão

Estratégia, planejamento e organização. De nada adianta ter boas ofertas, se o marketing da sua campanha de Black Friday não for bem elaborado. Para chamar a atenção dos clientes em meio a tantas promoções e terminar este 26 de novembro com um saldo positivo, é importante pensar bem no seu plano de divulgação. 

Se você deseja participar da campanha e conquistar clientes durante a data, esse post é para você. Nós trouxemos hoje oito estratégias para aumentar as suas vendas durante a Black Friday.

Confira!

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O que é a Black Friday?

Nos Estados Unidos, a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro, sempre após o Dia de Ação de Graças, e marca o início da temporada de compras de Natal para os consumidores. Neste contexto, os comerciantes costumam investir na promoção de suas lojas e reduzir os preços com o objetivo de motivar os compradores a fazer compras.

No Brasil, a primeira Black Friday foi realizada no dia 28 de novembro de 2010 e aconteceu de forma totalmente online com mais de 50 lojas do varejo nacional. De lá para cá, o sucesso da campanha foi tão grande que a data se estabeleceu no calendário nacional. 

Um levantamento realizado pela Neotrust identificou que, no ano passado, mesmo com a pandemia da covid-19, a Black Friday gerou um faturamento de R$7,7 bilhões, o que representou um crescimento de 21,9% em relação a 2019.  Para 2021, a expectativa da Ebit|Nielsen é que o Brasil alcance um faturamento de aproximadamente R$10 bilhões.

1. Invista nas redes sociais

As redes sociais são uma excelente plataforma para aplicar suas estratégias de marketing durante a Black Friday. Para garantir que irá chamar a atenção dos clientes e gerar engajamento, desenvolva um calendário de publicações.

Nele, você pode organizar concursos ou ainda elaborar pesquisas com clientes, oferecendo-lhes recompensas. Essa é uma forma de saber melhor o que eles desejam para a Black Friday ao mesmo tempo que os deixa satisfeitos.

Uma outra estratégia interessante é dar pequenas amostras do que virá durante o dia de promoções. Ao revelar algumas das suas promoções, deixará os clientes animados pelo que ainda virá e preparados para fazer uma compra.

Nas redes, você pode apostar ainda em avaliações e análises dos produtos que contarão com descontos, fazendo com que eles conheçam melhor suas soluções. Além disso, você pode usar as ferramentas disponíveis para criar guias de presentes a fim de permitir que os clientes, principalmente, os que estão comprando algo para presentear alguém nas festas de fim de ano, encontrem as melhores opções com você. 

2. Aplique descontos reais

Não tem oferta mais atraente do que aquela que o cliente não tem dúvidas de que é real. Os consumidores leais ou até mesmo aqueles que ainda não efetuaram uma compra, mas estão desejando algum item da sua empresa, costumam saber os valores dos produtos. Por isso, nada de falsas promoções, recorrer a esse tipo de estratégia pode acabar gerando comentários negativos nas redes sociais e saindo muito caro para a reputação da sua marca.

3. Use seus contatos

Um cliente que já fez negócio com você e saiu satisfeito tem mais chances de fazer uma nova compra. Tendo isso em mente, faça uso dos seus contatos e lembre seus consumidores de que você está fazendo uma campanha de Black Friday.

Se puder, invista na personalização dessas mensagens, escreva o nome de cada pessoa e ofereça um cupom especial de clientes fiéis, junto a um agradecimento por fazer parte desse tipo. Aproveite a oportunidade para trabalhar a fidelização dos consumidores e garantir que eles fiquem com você durante o ano todo, ao mesmo tempo em que garante o sucesso das suas vendas de Black Friday.

4. Facilite o Pagamento

Para conquistar os clientes, é preciso facilitar a vida dele. Os clientes são muito mais propensos a desistir de um produto quando o enfrentam problemas para efetuar a comprar. Sendo assim, durante a Black Friday, faça o possível para tornar todo o processo o mais simples e rápido possível, sem ruídos e falhas. Dentro desse aspecto, é importante oferecer diferentes formas de pagamento para atender ao maior número possível de consumidores.

5. Ofereça uma espiada nas ofertas da Black Friday

No dia da Black Friday, os seus clientes vão receber uma grande quantidade de propaganda. Então, para garantir que ele verá a sua oferta e poderá se preparar para a compra, dê uma prévia daquilo que você vai oferecer durante a data. 

Para isso, aposte em vídeos de teaser do que estará à venda, mostre os bastidores da campanha, dê dicas dos produtos que vão entrar em promoção. Use a criatividade para gerar expectativa nos clientes.

6. Aposte no marketing de recomendação

Agora que você já alcançou seus clientes antigos e já deu uma mostra das ofertas que vai oferecer durante a Black Friday, é hora de investir no marketing de recomendação. Acione os embaixadores da nossa marca e os incentive a fazer a recomendação para amigos e familiares.

Você também pode apostar em ações ativas para trazer novos clientes. Por exemplo, se o cliente indica uma pessoa durante a campanha, que fecha negócio com a empresa, tanto o cliente quanto o amigo recebem um benefício, como um cupom de desconto ou outra bonificação. Dessa forma, os clientes atuam como uma força de vendas da empresa.

7. Ofereça descontos na primeira compra

Uma outra alternativa para atrair mais clientes nesta Black Friday é oferecer descontos e ofertas especiais para os primeiros pedidos. Essa é uma forma de incentivar aquelas pessoas que nunca compraram com você, inspirando confiança.

8. Prepare o atendimento para a Black Friday

Diante do aumento de demanda que é visto durante a Black Friday, as empresas precisam criar saídas para atender às expectativas dos exigentes clientes e ter um saldo positivo ao final da campanha. A automatização dos processos, possibilitada pelos chatbots, é uma alternativa de suporte à jornada dos clientes. Os chatbots podem ajudar a sua empresa a responder de forma rápida e assertiva mesmo com um volume de mensagens e vendas que cresce durante a Black Friday, uma vez que são um novo canal ininterrupto de relacionamento, sem restrições de horário e nem tempo de espera.

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Com a habilidade de simular uma conversa com um humano, os chatbots são softwares que trazem vantagens tanto para a empresa quanto para os consumidores. Ao contrário de uma pessoa, que consegue responder apenas uma pergunta por vez, o chatbot pode interagir com vários clientes ao mesmo tempo, dando respostas imediatas e agilizando a resolução dos chamados. Em um dia de Black Friday, essa é uma característica especialmente valiosa, pois um retorno rápido pode facilmente garantir uma venda.

A automatização de processos possibilita, dessa forma, que você consiga deixar suas equipes humanas se concentrando em tarefas mais estratégicas e complexas, controlando o tempo dispensado a certas atividades e aumentando a produtividade. Assim, ao mesmo tempo em que os clientes se sentem ouvidos em suas necessidades, a empresa otimiza o trabalho dos funcionários. Em outras palavras, se você deseja se diferenciar da concorrência e garantir a venda, oferecer a comodidade para que o cliente consiga falar com a sua empresa a qualquer momento deve ser uma das suas principais prioridades. 

ChatGuru

A ChatGuru oferece um chatbot para WhatsApp, que vai otimizar o relacionamento da sua marca com seu público no aplicativo mais popular entre os brasileiros. Através dele, é possível automatizar diferentes etapas da comunicação com o cliente. O nosso chatbot consegue, por meio do processamento de dados, identificar padrões, consultar um banco de dados e levar de volta sugestões para ajudar na solução do problema ou questionamento apontado pelo consumidor.

A plataforma da ChatGuru permite que você organize os seus contatos de acordo com a etapa no funil de vendas em que se encontram, crie etapas personalizadas para o seu fluxo de atendimento e categorize os usuários por status, mantendo sempre organizada sua lista de chamadas. Também pode-se desenvolver campanhas com mensagens únicas para seus contatos, garantindo assim uma comunicação humanizada e personalizada. 

Além disso, a interação dos clientes com seu chatbot pode servir para coleta de dados de consumo, comportamento, avaliações, pesquisas de satisfação e pedidos de feedbacks. Por meio da nossa plataforma, essas informações são recolhidas e levadas para um sistema que possibilita a extração de relatórios periódicos e totalmente customizáveis. Com esses dados em mãos, será muito mais fácil elaborar um plano de marketing eficaz para atender às necessidades e desejos da empresa e dos seus clientes. 

Podendo ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), a ChatGuru leva mais eficiência para os processos da sua empresa. Acesse nossa página de recursos e veja como é fácil implementar um serviço de inteligência artificial como a ChatGuru na sua empresa.

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