Muito se ouve sobre o Marketing de Conteúdo, mas ainda precisamos falar mais em relação ao Marketing de Contexto. Podemos dizer que o Marketing de Contexto é a evolução do Marketing de Conteúdo. Ele é fundamental para os sucessos da comunicação e venda das empresas.
Se não levarmos em conta o contexto, é possível que suas campanhas alcancem as pessoas erradas no momento errado. Por isso, tenha em mente o contexto ao elaborar peças de marketing e publicidade. A consequência natural de entregar as campanhas certas para os clientes certos no momento certo é um aumento exponencial nas conversões e receita da sua empresa.
Na publicação de hoje, vamos explicar o conceito de Marketing de Contexto e trazer estratégias que sua empresa pode começar a usar em suas campanhas de marketing e publicidade. Veja a seguir!
O que é Marketing de Contexto?
Marketing de Contexto é nada mais que uma forma de pensar estrategicamente a entrega de conteúdo específicos de marketing e publicidade, a exemplo de anúncios, ofertas, e-mails, mensagens pelo WhatsApp ou mesmo postagens de blog, para clientes específicos que estão em um ponto específico da jornada do comprador. Ou seja, é entregar o conteúdo certo na hora certa.
Sendo assim, o que devemos desenvolver para o sucesso da estratégia de Marketing de Conteúdo é justamente o senso de oportunidade para colocar determinadas estratégias em prática.
É possível observar de forma mais ampla peculiaridades de um momento da jornada de compras quando colocamos contexto em torno disso. Os pequenos detalhes surgem te dando várias informações com mais clareza.
Assim, os profissionais que lidam com Marketing de Contexto têm a sensibilidade para entender o contexto, o momento propício de realizar alguma ação e a melhor forma de impactar consumidores e leads.
Todo esse trabalho para o desenvolvimento de campanhas de Marketing de Contexto ocorre através de uma gama extensa de informações, como pesquisas e buyers personas.
Marketing de Conteúdo x Marketing de Contexto
Já explicamos do que se trata o Marketing de Contexto, mas ainda podem surgir algumas dúvidas em relação a de que forma ele se diferencia do Marketing de Conteúdo.
O primeiro ponto que podemos falar aqui é que o Conteúdo do qual falamos em Marketing de Conteúdo diz respeito àquilo que é entregue ao seu público-alvo. Neste aspecto, podemos falar em publicações em redes sociais ou em um blog, e-mails, informativos, vídeos explicativos, entre tantas outras possibilidades.
Por outro lado, Marketing de Contexto é sobre o contexto ou situação em que esse conteúdo impacta seu potencial comprador.
O Marketing de Conteúdo tem como principal matéria-prima as informações sobre seus leads para tornar possível a criação de uma campanha que seja extremamente relevante, direcionado e personalizado.
Assim, para atingir seu objetivo de envolver o cliente no momento mais adequado, a equipe de Marketing de Conteúdo precisa saber mais que um nome, deve entender a área em que esse cliente trabalha, o tipo de conteúdo com o qual ele mais engaja, o canal onde ele gosta mais de ser encontrado, suas necessidades e porque ele precisa da solução que a sua empresa oferece.
Por que o Marketing de Contexto é importante?
Se você ainda não está convencido, vamos trazer aqui os dois principais benefícios de usar o Marketing de Contexto na sua empresa. Confira:
1. Marketing de Contexto converte mais
O sucesso do Marketing de Contexto está no fato de você desenvolver uma campanha pensada e direcionada para as necessidades específicas daquele comprador. Você vai entregar um conteúdo alinhado com os interesses e o estágio em que aquela pessoa se encontra na jornada do cliente.
Por exemplo, está bem próximo do início do ano letivo, seu lead já acessou um conteúdo sobre um curso que você oferece, já acessou suas páginas e chegou a realizar um cadastro. Se você enviar uma oferta para uma demonstração personalizada do seu curso com um representante especializado, provavelmente, esse lead irá converter.
2. Marketing de Contexto aumenta a taxa de retenção
A mesma situação podemos dizer que acontece na manutenção e desenvolvimento desse relacionamento com o comprador da sua empresa. A consistência e constância em oferecer conteúdos voltados para as necessidades dele, personalizados e relevantes faz com que o relacionamento se perpetue.
Através do Marketing de Contexto, sua empresa consegue envolver os clientes, incentivando a construção de uma conexão baseada na confiança, aumentando os níveis de satisfação e, consequentemente, incentivando a lealdade. Em outras palavras, as estratégias de Marketing de Contexto faz com que suas taxas de retenção aumentem.
Como colocar em prática o Marketing de Contexto
1. Use call-to-action (CTAs) inteligentes
As suas ofertas personalizadas podem soar ainda mais convincentes através da incorporação de call-to-action (CTAs). O Call to Action nada mais é que uma chamada para ação, ela pode ser utilizada em sites, e-mails ou mesmo anúncios, falando para o potencial cliente o que deve ser feito e incentivando ele a observar o conteúdo que você criou.
No entanto, para ver suas taxas de conversão de leads crescerem, é preciso fazer o CTA correto na hora correta, guiando o cliente pela jornada de compra de forma sutil e lógica.
2. Conteúdo de e-mail e contexto
O Marketing de Contexto também pode ajudar bastante nas suas estratégias de campanhas por e-mail. A comunicação por essa plataforma pode ser combinada com o momento em que o lead se encontra para potencializar suas chances de conversão.
A melhor forma de organizar o fluxo de conteúdo de e-mail é começando pela segmentação dos seus contatos. Separar as listas de e-mail da forma mais contextualizada possível fará com que você saiba exatamente que tipo de conteúdo mandar para cada tipo de perfil, sendo assertivo.
3. Formulários inteligentes
Os formulários inteligentes permitem que você tenha mais informações sobre aquele determinado cliente e possa colocar em prática o Marketing de Contexto. Dessa forma, oferecer formulários inteligentes em suas páginas de destino e incentivar que seus leads respondam a algumas perguntas vai de tar os dados necessários para compreender onde ele se encontra na jornada de compra e quais as mensagens que ele precisa receber para envolver o cliente e fazer com que ele seja estimulado a percorrer o caminho até a conversão.
4. Pense em interações em vez de campanhas
Durante a criação de uma campanha, é preciso pensar nas interações que o cliente vai ter com ela. A ideia é pensar em como o cliente vai ser impactado por aquela ação e nas possibilidades que podem surgir a partir desse engajamento, onde você quer levar o cliente. É preciso pensar em envolver e engajar os clientes de forma fluida e humana.
ChatGuru
Se você deseja envolver e engajar os clientes em um contexto humano e de personalização, a tecnologia pode ser sua grande aliada. Soluções como os chatbots conseguem atuar de forma assertiva ao mesmo tempo em que interagem com os clientes de uma maneira simples.
Quando bem desenvolvidos, os chatbots podem construir experiências de conversação encantadoras, atendendo e até excedendo as expectativas dos exigentes clientes. Para ajudar a sua empresa nessa tarefa de criação de um chatbot, a ChatGuru desenvolveu uma plataforma que possibilita a implementação de uma comunicação inovadora, eficiente e personalizada para o seu público e sua marca, levando em conta os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os chatbots da ChatGuru podem ser integrados com a conta comercial da sua empresa no WhatsApp. Assim, você consegue fornecer suporte automatizado a qualquer hora do dia ou da noite, a centenas de bate-papos ao mesmo tempo. Tudo isso na comodidade de um aplicativo com o qual seus clientes já estão habituados e no horário de preferência e conveniência deles, proporcionando uma experiência do cliente otimizada e incentivando a satisfação e a lealdade com a marca.
Os chatbots da ChatGuru conseguem atuar em diferentes etapas da comunicação da sua empresa, da venda ao suporte, passando pelo marketing. Os nossos bots são capazes de guiar seus clientes pela jornada de compra, garantindo a melhor resposta disponível em seu banco de dados para o usuário e no menor tempo.
Assim, você consegue envolver uma grande quantidade de contatos, deixando seus atendentes humanos concentrados em atividades mais complexas e estratégicas. Ou seja, com a nossa tecnologia, você será capaz de fomentar a satisfação e fidelização do seu público, enquanto aumenta a produtividade da equipe de atendimento.
A tecnologia da ChatGuru também pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), o que traz ainda mais eficiência para os processos da sua empresa.
Se ficou interessado em automatizar processos, conte com a plataforma da ChatGuru. Nós adotamos a automação e os chatbots para ajudar empresas a melhorar a experiência dos seus clientes, criar mais relacionamentos de conversação e alcançar um crescimento mais rápido. Peça um orçamento agora!
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