O avanço da Inteligência Artificial (IA) mudou o atendimento ao cliente, permitindo a criação de novas formas de relacionamento, que alcançassem a eficiência da comunicação, aumento da produtividade e redução de custos em uma grande escala. E uma das maiores soluções neste contexto tecnológico são os chatbots, softwares baseados em IA com a habilidade de simular uma conversa com um humano. Eles são uma ferramenta simples e robusta, capaz de tornar o atendimento mais automatizado, com vantagens tanto para a empresa quanto para os consumidores.
Os chatbots da ChatGuru conseguem tornar a comunicação personalizada e otimizada, além de proporcionar uma melhor experiência aos clientes. Tudo isso enquanto geram dados importantes que poderão embasar a criação de estratégias. A nossa tecnologia é capaz de ajudar no aprimoramento do fluxo de trabalho dos times de vendas e atendimento, acarretando no crescimento das conversões e fidelização da marca.
Estar onde seus clientes estão
Uma pesquisa da Opinion Box, divulgada neste ano, revelou que 98% dos brasileiros têm instalado o WhatsApp em seus smartphones, e 86% deles fazem uso do aplicativo diariamente. Além disso, no contexto das restrições às atividades econômicas geradas pela pandemia, a ferramenta tornou-se uma alternativa para fazer compras. Assim, 55% dos entrevistados afirmaram ter realizado a primeira compra pelo WhatsApp nos últimos 12 meses.
A ferramenta também tornou-se um poderoso canal de comunicação e vendas, algo comprovado pela pesquisa. Dos entrevistados, 76% disseram que se comunicam com empresas através do WhatsApp e 52% compram produtos e serviços pelo aplicativo. Neste cenário, a automatização possibilitada pelos chatbots para o WhatsApp, como os da ChatGuru, representa uma oportunidade de aumentar a produtividade das equipes ao mesmo tempo em que se reduz custos operacionais e intensifica a satisfação do cliente.
Ao conversarem naturalmente com o bot através do aplicativo de mensagem instantânea, assim como fazem com amigos, os consumidores se envolvem em cada interação com a marca. Essa ferramenta é capaz de suscitar percepções positivas e, consequentemente, estimular a criação de um relacionamento cada vez mais duradouro com a empresa.
Como um chatbot do Whatsapp pode ajudar?
O aplicativo de mensagens instantâneas está se tornando um terreno fértil para serviços interativos, com as marcas tirando proveito da familiaridade dos usuários com a plataforma. Os bots da ChatGuru podem ser personalizados conforme as necessidades da sua empresa e abranger uma grande variedade de casos de uso, desde atendimento ao cliente até estratégias de vendas, mas sempre com características relacionadas à instantaneidade e disponibilidade. A intenção é oferecer aos seus clientes um espaço eficiente e confiável, a fim de melhorar a experiência, aumentar o engajamento do cliente e impulsionar os negócios.
Segmentar os clientes
Possível graças a uma Interface de Programação de Aplicação (Inglês Application Programming Interface, API), o nosso chatbot de atendimento ao cliente consegue identificar intenções e usa recursos existentes para responder e resolver as dúvidas dos clientes. Para uma empresa de hotelaria, por exemplo, ele poderia ajudar pessoas que desejam informações sobre como fazer uma reserva de um quarto ou mesmo sobre valores dos apartamentos. Vale destacar que essa tecnologia reconhece várias formas da mesma pergunta.
Para garantir o sucesso da comunicação, o desenvolvimento dos chatbots da ChatGuru levam em conta seu funil de vendas. Durante todo o processo de contato que é estabelecido, você vai conseguir entender o estágio em que o seu consumidor se encontra e, assim, pode estabelecer o tipo de comunicação que ele precisa receber para avançar no caminho de vendas, além de ter a possibilidade de concentrar mais atenção nos leads qualificados.
Aumentar de produtividade e reduzir do tempo de resposta
Uma grande vantagem dos chatbots é que eles são como um novo canal ininterrupto de relacionamento com o cliente, sem restrições de horário e nem tempo de espera. Diferentes pesquisas mostram que reduzir o tempo de retorno é imprescindível para aumentar as chances de efetivação das compras. Um levantamento da Velocify revela que falar com um lead no primeiro minuto após o contato pode aumentar em quase 400% a chance de conversão.
Outra pesquisa, desta vez da revista Harvard Business Review, considerou que essa primeira hora de resposta seria a “hora de ouro”. Apesar disso, os números levantados pelo estudo apontam que muitas empresas não dão a devida importância à velocidade na hora de responder os leads. Com 24% das organizações demorando mais de 24h para retornar um lead, enquanto 23% nem mesmo respondem.
Ou seja, se você deseja se diferenciar da concorrência e garantir a venda, o retorno rápido deve ser uma das suas principais prioridades. E com os chatbots, você dá suporte aos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana, e a vários clientes ao mesmo tempo. Dessa forma, a automatização de processos deixa suas equipes disponíveis para se concentrarem em tarefas mais estratégicas e complexas, controlando o tempo dispensado a certas atividades e aumentando a produtividade. O resultado é um cliente que se sente ouvido em suas necessidades e uma empresa que otimiza o trabalho dos funcionários, sem correr o risco de banimento da plataforma.
Economizar tempo, dinheiro e recursos humanos
Ao automatizar etapas da comunicação e qualificação dos leads, você alcança grandes resultados pela assertividade da comunicação. Já enquanto a sua equipe fica mais livre, se torna possível a reorganização do tempo de trabalho e a realocação de recursos.
Mas é importante destacar que os bots não são uma substituição total aos funcionários humanos, mas sim uma ferramenta complementar. Eles representam o primeiro nível do relacionamento com o cliente, mas a partir daí deve existir então uma retransmissão fluida e contínua para um agente humano para que sejam executadas as tarefas de valor agregado.
Coletar dados e gerar insights
A interação dos clientes com seu chatbot pode servir para coleta de dados de consumo, comportamento, avaliações e feedbacks. Essas informações então são recolhidas e levadas para um sistema que possibilita a extração de relatórios. Ter esses dados gera insights e fica mais fácil mapear os próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas.
ChatGuru
Na ChatGuru, adotamos a automação e os chatbots para ajudar empresas a melhorar a experiência dos seus clientes, criar mais relacionamentos de conversação e alcançar um crescimento mais rápido. Aqui você conferiu algumas maneiras de como os nossos bots de atendimento ao cliente podem melhorar seu suporte de conversação e aumentar a eficiência de sua equipe, te diferenciando da concorrência. Para começar, entre em contato a gente para obter mais informações sobre a tecnologia ChatGuru!
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