O comportamento de consumo está avançando junto com a tecnologia e os clientes esperam, mais do que nunca, que as empresas estejam sempre disponíveis para solucionar seus problemas. Enquanto isso, as empresas tentam oferecer melhores experiências aos clientes e aumentar a geração de leads. É neste cenário que entram os chatbots. Esses softwares para automatizar conversas fornecem uma forma de conversão e geração de leads qualificados 24h por dia ao mesmo tempo que trazem eficiência operacional.
Os benefícios dos chatbots para as empresas vão desde a melhora das vendas, até o suporte e marketing, passando pela economia de custos. Essa tecnologia, quando usada para a geração de leads, lança mão de uma abordagem de conversação para reunir informações do cliente, orientá-los no processo de compra ou qualificar leads.
Por que os chatbots são importantes para a geração de leads?
Os chatbots estão se tornando uma ferramenta para aprimorar a experiência do cliente. Quando bem projetado, esse software é capaz de realmente ajudar uma empresa a alcançar um público maior e aumentar a produtividade da equipe. Na geração de leads, os bots atuam em várias frentes, facilitando a conexão com mais clientes potenciais, reunindo informações valiosas de contatos e nutrindo clientes potenciais através do funil de vendas. Você pode preparar o bot para qualificar seus clientes em potencial e, em seguida, direcioná-los para a equipe de vendas.
Os bots tornam a estratégia mais assertiva, como é atestado por números. Dados levantados pela empresa Leadoo indicam que os chatbots são uma forma eficaz de aumentar as taxas de conversão do site. A pesquisa mostra que os chatbots podem aumentar a taxa de conversão do site em média 10-100%, a depender do setor da empresa.
Como usar chatbots para geração de leads?
Os chatbots são uma ferramenta versátil que consegue atuar de forma eficaz na geração de leads. Neste guia, vamos te mostrar de que formas os bots podem ajudar sua empresa nessa tarefa de gerar leads qualificados. Acompanhe!
1. Esteja sempre disponível
Os bots são a solução para lidar com demandas a qualquer momento. Com eles, você consegue atender mesmo quando sua equipe não estiver disponível. Os chatbots garantem que você nunca perca uma oportunidade de captar um lead, auxiliando os clientes e potenciais clientes até mesmo fora do horário comercial quando sua equipe de vendas estiver ausente, respondendo questões e atuando na geração de leads.
Ser capaz de envolver os clientes no horário de preferência e conveniência deles aumenta a satisfação e a lealdade com a marca. Com recursos abrangentes, os chatbots estão disponíveis todas as horas por dia e em qualquer dia da semana para envolver através de respostas imediatas. Segundo dados da Drift, de 2020, 64% dos usuários de internet dizem que o serviço 24 horas é a melhor característica dos chatbots, enquanto 37% das pessoas usam um bot de atendimento ao cliente para obter uma resposta rápida em emergências.
Implementar chatbots é uma maneira inteligente de fornecer atendimento instantâneo a várias pessoas ao mesmo tempo. Eles interagem de forma proativa com os visitantes, entregando respostas imediatas e mantendo seus clientes interessados e satisfeitos.
2. Compreenda melhor o público-alvo
Para desenvolver uma comunicação assertiva, é fundamental entender melhor com quem você deseja falar. Por isso, um marketing de sucesso precisa levar em conta quem é o seu público-alvo. Isso fará com que você consiga criar experiências relacionadas à voz, dores, necessidade e emoções de seus clientes, o que é importante na geração de leads.
A integração do chatbot na sua estratégia de leads ajuda na tarefa de compreender melhor os clientes em potencial, o que os motiva e decepciona. Eles auxiliam na identificação dos interesses, gostos e necessidades e a aumentar as taxas de engajamento, resultando na melhora do diálogo e, consequentemente, em mais leads. Ou seja, te dará dados para embasar estratégias que trabalharão em favor do seu público de forma contínua e que te ajudarão a oferecer o atendimento que os clientes buscam.
Além disso, um chatbot pode conduzir pesquisas, fazer perguntas e pedidos de feedbacks. Com a ChatGuru, as informações colhidas são levadas para um sistema que possibilita a extração de relatórios que possibilita criar relatórios periódicos e totalmente customizáveis. É possível escolher receber os dados por e-mail ou WhatsApp, levando em conta os critérios escolhidos. Isso torna o acompanhamento mais prático. Ou seja, com a ChatGuru fica mais fácil mapear os próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas.
3. Segmente seus clientes
Segmentar o público prospectado possibilita a realização de uma comunicação efetiva e a obtenção de resultados mais satisfatórios. Ao atuar na geração de leads, o chatbot pode fazer essa segmentação do seu público com base nas respostas que recebe. Isso leva em conta muitos fatores, como dados demográficos, interesses, idade, sexo, etc. Com isso, você poderá entregar mensagens de marketing que sejam relevantes para cada grupo de usuários.
Usando o chatbot da ChatGuru, você poderá facilmente organizar seus contatos do WhatsApp de acordo com sua etapa e criar etapas personalizadas para o seu fluxo de atendimento. Assim, você consegue nutrir esses contatos, oferecendo um atendimento preciso e ajudando sua equipe de vendas na gestão desses leads.
4. Qualifique automaticamente leads com chatbots
Além de serem comunicativos e sempre disponíveis, a habilidade de se adaptarem conforme as necessidades das diferentes etapas da jornada do cliente, faz dos chatbots uma excelente ferramenta para qualificar seus leads. Eles conseguem atuar na geração de leads e qualificação, coletando contatos para que você coloque em prática suas estratégias de marketing.
Quando um bot da ChatGuru interage com um usuário, por exemplo, esse lead se tornará um contato dentro da sua página. A nossa tecnologia pode pedir o e-mail, número de telefone ou outros dados relevantes para você.
Em seguida, o bot é capaz de trabalhar na qualificação desses leads, um método que visa separar, entre os contatos disponíveis na sua base, aqueles que têm mais chances de fechar negócio com a sua empresa ou o quão longe eles estão em sua jornada de compra. Ou seja, com a automatização do seu funil de vendas, é possível qualificar os leads e, conforme seu estágio, encaminhá-los para a equipe certa para um maior incentivo.
Na ChatGuru você pode configurar também gatilhos para envio de alertas diretamente em seu WhatsApp, desta forma, você recebe um alerta para cada venda, intenção de compra ou até mesmo se um lead mencionar algo.
5. Eduque seu público com chatbots
Educar os clientes é um dos principais aspectos da estratégia de geração de leads e qualificação que busca fazer com que o lead siga pelo funil de vendas. Os chatbots também podem ajudar neste trabalho, ajudando os clientes a tomarem decisões informadas.
Os bots podem enviar conteúdos promocionais e educacionais, relevantes e valiosos, levando em conta o perfil daqueles que você deseja alcançar. Esse recurso é capaz de gerar valor para sua audiência e garantir uma avaliação positiva para a marca.
6. Use a transferência de chat ao vivo para conversas de vendas complexas
A intenção não é que os bots substituam completamente seu time de vendas humano. Para trabalhar na geração de leads enquanto aprimora a experiência do cliente, o ideal é apostar no equilíbrio de um serviço híbrido.
Os bots podem atuar como o primeiro nível do relacionamento com o cliente, na geração de leads, qualificação e coleta de informações. A partir daí, deve existir uma retransmissão fluida e contínua para um agente humano para que sejam executadas as tarefas de valor agregado. Sendo assim, o software fica encarregado de gerenciar consultas simples e os agentes do suporte ao vivo lidam com consultas complexas e mais estratégicas.
8. Construir relacionamentos sólidos com o cliente
Por estarem disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, e fornecerem ajuda instantânea, os chatbots aumentam a confiança entre o usuário e a marca e proporcionam uma experiência melhor aos clientes. Características importantes para a geração de leads. Além disso, ao proporcionar um atendimento que cria percepções positivas nos diversos pontos de contato, você estimula o cliente a estabelecer um relacionamento duradouro com a empresa e aumenta suas chances de fidelizar esse público.
Use um chatbot do WhatsApp com a ChatGuru
O WhatsApp é uma excelente plataforma para integrar um chatbot por oferecer conveniência e familiaridade para que o usuário explore seus produtos e serviços. Nessa tarefa de automatizar mensagens, conte com a plataforma da ChatGuru.
Nós adotamos a automação e os chatbots para ajudar empresas a melhorar a experiência dos seus clientes, criar mais relacionamentos de conversação e alcançar um crescimento mais rápido. Através da nossa tecnologia, você consegue desenvolver e gerir um chatbot personalizado, que vai suprir as necessidades da sua empresa e do seu público.
Além disso, a ChatGuru pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), trazendo ainda mais eficiência para os processos da sua empresa. Crie seu próprio chatbot para captar leads de alta qualidade e dar suporte para sua estratégia de comunicação. Ficou interessado? Peça um orçamento da ChatGuru!
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