Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

WhatsApp é o app mais usado pelos brasileiros; veja como usá-lo na sua estratégia de vendas

Uma pesquisa comprovou o que muitos já sabiam, o WhatsApp é o aplicativo que os brasileiros mais abrem ao longo do dia. O estudo “Panorama” foi realizado pelo site Mobile Time em parceria com a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box. Foram entrevistadas, em dezembro, 2.036 pessoas que possuem smartphones. De acordo com a […]

Giovanna Torreão

21/01/2022

whatsapp

Uma pesquisa comprovou o que muitos já sabiam, o WhatsApp é o aplicativo que os brasileiros mais abrem ao longo do dia. O estudo “Panorama” foi realizado pelo site Mobile Time em parceria com a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box. Foram entrevistadas, em dezembro, 2.036 pessoas que possuem smartphones.

De acordo com a pesquisa, o APP ficou com 54%, liderando com folga. Em segundo lugar está o Instagram, com 15%, seguido pelo Facebook, com 7%. O pódio é composto apenas por aplicativos da Meta, antiga Facebook, que foi fundada por Mark Zuckerberg. O YouTube conquistou a quarta colocação, com 2%, enquanto a categoria “Outros” levou os 22% restantes.

Quando se fala sobre os aplicativos que os brasileiros passam mais tempo ao longo do dia, o WhatsApp também sai na liderança com 33%. Atrás vem o Instagram, com 27%, conforme o levantamento. Depois, está o Facebook, com 10%, e o YouTube, com 7%. Também aparecem no ranking outras redes sociais de vídeos: o TikTok fez 3% e o Kwai, 2%, o mesmo percentual que o Twitter. Neste quesito, a categoria “Outros” levou 16%.

O levantamento abordou ainda a presença dos aplicativos na tela principal dos smartphones. A tela principal é considerada aquela que aparece logo depois de ligar o aparelho. O WhatsApp estava presente em 54% dos aparelhos, o que representa estabilidade quando comparado aos 12 meses anteriores. Enquanto isso, foi vista uma queda no Instagram (42%) e no Facebook (37%) em relação ao ano anterior, quando registraram 45% e 43%, respectivamente.

Os aplicativos da Nubank (13%), YouTube (12%) e Uber (12%) viram sua presença nos celulares permanecer estável, enquanto Telegram (11%) e PicPay (10%) tiveram alta. Em relação aos apps de bancos, o aplicativo da Caixa (10%) teve queda e o do Banco do Brasil (9%) se manteve estável.

WhatsApp como ferramenta de negócios

Os dados da pesquisa deixam evidente a presença do WhatsApp na vida dos brasileiros e reafirmam a necessidade das empresas estarem presentes nesta plataforma. Se você ainda não aproveita ao máximo tudo o que o WhatsApp tem para oferecer como ferramenta de negócios, trouxemos aqui hoje várias informações sobre o WhatsApp Business, a versão para empresas do aplicativo e como você pode usá-lo para fidelizar seus clientes e criar novas oportunidades de vendas.

O que é WhatsApp Business?

Criado em 2018, o WhatsApp Business é um aplicativo gratuito, que está disponível tanto para Android quanto para iOS. Ele tem por objetivo atender às necessidades e facilitar o trabalho das empresas dentro da plataforma, simplificando a interação entre negócios e clientes através de uma série de recursos. 

Quais as vantagens de usar o WhatsApp Business?

As vantagens da versão para negócios sobre o WhatsApp tradicional são muitas. Entre elas podemos destacar a possibilidade de inserção de informações específicas sobre a empresa, bem como a possibilidade de automatizar, classificar e responder rapidamente mensagens. Tudo isso está disponível, claro, além das ferramentas já conhecidas da versão original do app, como enviar e receber mensagens de texto, vídeos, imagens e arquivos.

Como a ferramenta funciona?

Como falado anteriormente, a versão Business do aplicativo de mensagens trás uma série de recursos criados especialmente para ajudar as empresas no contato com os clientes. Agora, vamos explicar melhor detalhes de algumas das ferramentas disponíveis no WhatsApp Business atualmente:

Perfil comercial

Podemos dizer que o perfil comercial é uma das principais ferramentas do WhatsApp Business. Com ele, é possível deixar claro para quem está em contato com você que este se trata de um perfil comercial.

Assim, é possível passar profissionalismo, além de facilitar a localização de algumas informações básicas – mas importantes – a respeito da empresa. No seu perfil profissional, os clientes vão poder conferir o logotipo ou imagem da sua marca; endereço de atendimento da sua empresa; tipo de negócio; descrição detalhada da sua atividade-fim; horário de atendimento; endereço físico e eletrônico da empresa, entre outros dados.

Link curto

Ao entrar no WhatsApp, a empresa está querendo tornar a comunicação mais simples para o cliente. Assim, a ferramenta de link curto vem para ajudar seus clientes a entrarem em contato com você. Por meio dele, fica muito mais fácil iniciar uma conversa.

Com este recurso, é gerado automaticamente um link curto, que pode ser compartilhado em perfis de redes sociais, e-mails, sites, ou onde sua estratégia preferir. Dessa forma, os clientes e potenciais clientes podem, com apenas um clique, iniciar uma conversa com sua empresa, sem a necessidade de salvar seu contato na agenda.

Estatísticas

Informação é a chave para uma boa estratégia. Pensando nisso, a versão para negócios do WhatsApp oferece acesso a métricas vitais. Pode-se ver estatísticas e análises a respeito do alcance e engajamento na comunicação entre empreendedor e cliente. Com ele, é possível identificar quantas de suas mensagens foram entregues e lidas de fato; como quantas de suas mensagens foram enviadas, entregues e lidas.

Sendo assim, este recurso pode ser útil, por exemplo, para aferir o sucesso de uma campanha de marketing, bem como ter o controle de tráfego de conversas, tornando possível a avaliação das ações de comunicação. 

Mensagem de saudação automática

Por meio do WhatsApp Business, fica acessível a criação de uma mensagem de saudação que os usuários receberão assim que iniciarem uma conversa com sua empresa ou após 14 dias de inatividade. Através de uma mensagem instantânea automatizada, sua empresa consegue dar as boas-vindas e apresentar a empresa a um novo cliente potencial, sem atrasos e nem tempo de espera.

Mensagem de Ausente

Também é possível, por meio do WhatsApp Business, configurar mensagens de ausência. Assim como a saudação automática, pode-se mandar uma mensagem personalizada para os clientes que estão tentando se conectar com a sua empresa após o seu horário de trabalho. A ferramenta te dá a chance de escrever uma mensagem personalizada ou enviar seu horário de atendimento. Isso tudo é configurado para que sejam ativados nos intervalos escolhidos.

Respostas rápidas

Os atendentes sabem que vários clientes têm as mesmas dúvidas. Por meio das respostas rápidas, você pode salvar e reutilizar as mensagens que envia mais. Dessa forma, você pode responder as perguntas frequentes em instantes, economizando tempo do profissional e do cliente.

Catálogos

A função “Catálogos” permite que a sua empresa divulgue seus produtos no perfil. Assim, os clientes conseguem navegar facilmente e checar aquilo que está disponível. Para cada item do catálogo, é possível adicionar informações, como preço, descrição e código do produto. Seu catálogo funciona como uma vitrine para promover seus produtos e serviços. 

Com este recurso, você não precisa mais enviar cada item, preço e descrição um por um para cada cliente, fica tudo convenientemente agrupado em sua página do WhatsApp, disponível para todos os clientes e possíveis clientes. 

Rotular contatos

A organização também é fundamental para o sucesso de uma empresa. Então, para ajudar a manter os contatos em ordem, usa-se a ferramenta de rotular contatos. Com ela, você consegue fazer a separação dos seus contatos e categorização com marcadores para fácil acesso. Desse modo, você pode manter seus contatos agrupados e organizados, facilitando a pesquisa e a elaboração de estratégias de marketing e comunicação.

Como realizar uma boa estratégia com o app?

1. Incentive a comunicação pelo WhatsApp

Agora que você já se convenceu e deseja incluir o WhatsApp na estratégia de vendas da sua empresa, a primeira medida deve ser a criação de canais que levem os seus clientes e potenciais clientes até o seu contato. Espalhe o link curto da sua conta comercial no seu site ou rede social para que clientes e potenciais clientes iniciem uma conversa diretamente com sua empresa. Aliando esta ferramenta com uma mensagem automática com uma frase previamente pensada, você vai auxiliar seu lead sobre como iniciar o contato.

2. Planeje sua campanha

Com um canal direto de comunicação estabelecido entre você e seus clientes e potenciais clientes, é hora de começar o planejamento da sua estratégia de vendas pelo WhatsApp. Determine as mensagens e formas de espalhar sua campanha de marketing. Faça a segmentação dos dos clientes que você já conquistou, elabore a comunicação com eles da forma mais assertiva possível e estabeleça um calendário para que eles não se esqueçam de você.

3. Faça uso das listas de transmissão

As listas de transmissão podem ser uma ferramenta muito valiosa na estratégia de vendas pelo WhatsApp. Através delas, consegue-se enviar mensagens e conteúdo de mídia para vários contatos ao mesmo tempo. No entanto, apesar de parecer com os conhecidos grupos do WhatsApp, ao enviar um conteúdo por meio da lista de transmissão, cada pessoa da lista vai receber a mensagem de forma privada e não poderá saber quais são as outras pessoas que estão na mesma lista de transmissão que ela.

No entanto, vale destacar que as listas de transmissão precisam ser bem pensadas para serem assertivas. Você pode, por exemplo, criar uma lista de transmissão para cada fase do funil de vendas ou por interesse dos consumidores. O importante é mandar apenas mensagens que façam sentido para cada grupo de clientes. Afinal, você deseja mandar a mensagem certa, na hora certa.

4. Faça marketing de conteúdo

A sua estratégia também deve incluir a produção de conteúdos relevantes de forma consistente. Pense em materiais nos quais seu público está interessado em consumir para que, assim, sua marca seja capaz de envolver e, consequentemente, converter esses potenciais clientes em novos clientes.

O WhatsApp comporta diversos formatos de conteúdo e está sempre à mão dos seus clientes. Por isso, ele é uma excelente ferramenta na estratégia de vendas através do marketing de conteúdo. Através do app de mensagem, você pode focar em responder as dúvidas e atender as necessidades dos seus consumidores, fazendo com que sua empresa construa relacionamentos e aumente a confiança da marca.

As possibilidades para começar a produzir marketing de conteúdo através do WhatsApp são muitas. Você pode apostar no uso de infográficos, vídeos e e-books, por exemplo. A criatividade, estratégia e público-alvo é que devem ditar o caminho a ser seguido.

5. Aposte na tecnologia dos chatbot e integre um em sua conta no WhatsApp

Se você deseja escalar o seu atendimento e sua estratégia de vendas pelo WhatsApp, a tecnologia pode ser uma grande aliada. A integração da conta comercial no aplicativo de mensagem com um chatbot torna possível a otimização do  trabalho da sua equipe e evita a perda de uma venda pela demora na resposta.

Por meio dessa tecnologia, sua empresa consegue dar respostas instantâneas, 24 horas por dia, nos sete dias da semana. E isso tudo levando em conta os melhores padrões de atendimento ao cliente, mas sem um grande investimento. 

A integração de um chatbot ao seu canal de comunicação do WhatsApp possibilita que você ofereça aos seus clientes uma experiência de comunicação fácil e imediata. Eles podem buscar informações sobre produtos e tirar dúvidas sem gastar horas pesquisando ou esperando enquanto um representante da equipe de vendas consiga respondê-los. Assim, você estará aumentando suas chances de conversão, bem como incentivando a fidelidade e satisfação dos consumidores.

Se você está buscando otimizar o trabalho da sua empresa, através do WhatsApp Business API, a ChatGuru permite a integração de um chatbot na conta comercial do aplicativo de mensagens. Assim, você será capaz de responder seus clientes de forma rápida e assertiva, dentro dos melhores padrões de atendimento. 

Os chatbots são plataformas de software interativas bastante valiosas para a automatização de processos de uma empresa e que podem ser utilizadas em estratégias para atrair mais clientes e gerar mais valor. Com eles, é possível criar etapas personalizadas para o seu fluxo de atendimento, baseado no funil de vendas, por exemplo. Assim, você economiza tempo e energia da sua equipe. 

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