Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

5 razões pelas quais você deve ter um chatbot da ChatGuru

O avanço da tecnologia incentiva mudanças no comportamento dos consumidores. Os clientes de hoje estão muito mais exigentes e desejam que as empresas ofereçam a comodidade e praticidade do mundo digital. Para oferecer experiências virtuais envolventes, nada melhor que os chatbots da ChatGuru. A nossa tecnologia é a solução que a sua empresa precisa para […]

Giovanna Torreão

15/12/2021

chatguru

O avanço da tecnologia incentiva mudanças no comportamento dos consumidores. Os clientes de hoje estão muito mais exigentes e desejam que as empresas ofereçam a comodidade e praticidade do mundo digital. Para oferecer experiências virtuais envolventes, nada melhor que os chatbots da ChatGuru. A nossa tecnologia é a solução que a sua empresa precisa para garantir a agilidade e otimização no atendimento ao cliente.

Os bots são um software de conversação com grande potencial para serem utilizados em estratégias de atração de clientes e geração de valor para as marcas. A tecnologia de automação da ChatGuru é capaz de suprir uma série de necessidades dos clientes ao mesmo tempo em que reduz custos, melhora a experiência oferecida, aumenta a interação com o público, otimiza o trabalho dos funcionários e amplia seus negócios.

Com a ChatGuru, sua empresa fica disponível 24 horas por dia, nos sete dias por semana, respondendo perguntas dos clientes mais rapidamente do que sua equipe de agentes humanos conseguiria. Em outras palavras, a implantação da nossa tecnologia traz eficiência para negócios que atendem a um grande volume de solicitações de chamadas de clientes. 

Os números destacam a importância de redução do tempo de respostas. Para esse problema, os chatbots também são a solução. Se uma pessoa da equipe de atendimento consegue responder apenas uma pergunta por vez, o chatbot é capaz de falar com todos os contatos simultaneamente e de forma rápida. 

Nosso serviço de mensagens e chat em tempo real, torna possível reduzir o tempo de atendimento, controlar a interação com clientes entre canais e identificar produtos ou serviços adequados para o momento do contato ou resolução da demanda do seu cliente. Aqui, você vai conhecer 5 razões pelas quais você deve ter um chatbot da ChatGuru. Confira!

1. Esteja no canal onde seus clientes estão

Como empresa, você precisa oferecer facilidade e comodidade para os seus clientes. Para isso, nada melhor do que escolher o canal de comunicação certo. Esqueça e-mail e telefone fixo, as plataformas de conversação ganharam espaço nos últimos anos e a preferência do consumidor na hora de se comunicar.

Neste cenário, o WhatsApp tem um papel de destaque, afinal, este aplicativo de comunicação está instalado em 98% dos smartphones brasileiros e é utilizado diariamente por 86% das pessoas, conforme dados de uma pesquisa realizada pela Opinion Box durante a pandemia.

Se isto já não bastasse, 76% dos entrevistados revelaram usar o aplicativo de mensagens para se comunicar com empresas, enquanto 52% disseram que compram produtos e serviços através dele. Ou seja, o levantamento mostra que o WhatsApp já é uma alternativa para vendas e relacionamento das empresas.

Por essas e outras razões, o aplicativo é a plataforma ideal para integração com um chatbot de atendimento ao cliente. A tecnologia da ChatGuru permite que sua empresa esteja disponível instantaneamente em um ambiente de conversação extremamente acessível e onde o seu cliente já se sente familiarizado. É oferecer praticidade e agilidade para a comunicação entre cliente e marca.

2. Personalize sua comunicação

Ao integrar um chatbot da ChatGuru ao WhatsApp Business da sua empresa, você está aprimorando a experiência do cliente, ao mesmo tempo em que aumenta a satisfação e, consequentemente, a fidelização. Isso tudo acontece também, em grande parte, através da possibilidade de personalização do chatbot. A ChatGuru permite que você desenvolva uma comunicação pensada especialmente para a sua empresa e seu público.

Para isso, nós levamos em conta as necessidades dos seus clientes e aquilo que eles desejam ao entrar em contato com a sua empresa, seja fazer uma compra ou reserva, solucionar problemas, tirar dúvidas ou até mesmo saber sobre ações da sua marca.

Tenha em mente os seus clientes ou atendimentos já realizados e identifique as maiores dores, verifique o que eles esperam da sua empresa, as palavras-chave mais utilizadas, bem como a forma como eles falam, além de outras características que possam te ajudar a desenvolver um chatbot personalizado.

A tecnologia da ChatGuru possibilita também configuração de gatilhos para envio de alertas personalizados. Por exemplo, é possível desenhar um alerta para cada venda, intenção de compra, leads ociosos ou até mesmo se um lead mencionar algo, o que for necessário para atender da melhor maneira suas estratégias de comunicação e venda. Nossa plataforma permite ainda que sejam feitas anotações internas, que vão auxiliar sua equipe humana durante o atendimento, além de destacar informações para consultas posteriores.

3. Dê a melhor resposta no menor tempo

Cada vez mais exigentes, os consumidores não querem perder tempo e esperam uma resposta rápida e satisfatória. Um levantamento da CX Trends 2021 revela quanto tempo os clientes estão dispostos a esperar por uma resposta. O número de consumidores que desejam ser atendidos dentro de 10 minutos subiu de 35% em 2020 para 53% em 2021, quando entram em contato por meio de aplicativos de mensagens. Veja o gráfico abaixo:

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Fonte: CX Trends 2021

Se você deseja atender às expectativas dos clientes e garantir as vendas, os chatbots da ChatGuru vão te ajudar. Com a nossa tecnologia, sua empresa consegue interagir com vários clientes ao mesmo tempo, dando respostas imediatas e agilizando a resolução dos chamados, nutrindo esses leads e levando-os pelo funil de vendas. 

Para você entender melhor, nossos bots são capazes de entender e responder a uma ampla variedade de perguntas dos clientes. Os agentes virtuais escaneiam a solicitação do cliente, combinam com informações disponíveis para eles e, em seguida, identificam a intenção do cliente: ou seja, o que ele está tentando realizar.

Por exemplo, as intenções de um cliente de um hotel podem incluir “fazer uma reserva”, “alterar data de reserva”, “contratar serviço de quarto” ou “fazer upgrade do quarto”. Depois de identificar a intenção, o chatbot responde com um script destinado a resolver o problema do cliente.

Vale destacar que, caso o chatbot não consiga compreender uma questão ou não tenha os recursos necessários para responder de forma apropriada, um profissional humano será acionado. Assim, sua equipe de atendimento fica concentrada em assuntos mais complexos e estratégicos. O resultado é um cliente que se sente ouvido em suas necessidades e uma empresa que otimiza o trabalho dos funcionários.

Confira AQUI como é simples cadastrar intenções na plataforma da ChatGuru.

4. Qualifique seus leads

A plataforma de chatbot da ChatGuru tem o potencial de otimizar a experiência do cliente e impulsionar a geração de leads online. Tudo isso enquanto qualifica esses contatos. Por serem comunicativos, estarem sempre disponíveis e se adaptarem conforme as diferentes etapas da jornada do cliente, os nossos chatbots são uma excelente ferramenta para qualificar seus leads.

Com a ChatGuru, você estrutura e separa seus contatos do WhatsApp levando em conta a etapa do funil de vendas onde se encontram, sendo possível também criar etapas personalizadas para o seu fluxo de atendimento. Assim, nosso chatbot vai nutrir esses contatos, oferecendo um atendimento preciso e ajudando sua equipe de vendas na gestão desses leads.

5. Crie relatórios

Conforme seu chatbot da ChatGuru interage com os clientes, ele vai coletando dados de consumo, comportamento e avaliações. Por meio da nossa tecnologia, é possível ainda realizar pesquisas de satisfação e pedidos de feedbacks. Essas informações são todas recolhidas e encaminhadas para um sistema, de onde você consegue extrair relatórios.

Na ChatGuru, essas informações podem servir para a criação de relatórios periódicos e totalmente customizáveis. Você consegue escolher se deseja receber os dados através de e-mail ou WhatsApp, além de definir a partir de quais os critérios, gerando praticidade para o seu acompanhamento.

Quando analisadas, essas as informações colhidas a partir das interações do seu bot da ChatGuru podem levar até a identificação das chamadas mais frequentes, o que faz com que o lead converta mais e quais os seus itens mais buscados. Também pode-se descobrir quais os pontos em que existe maior evasão de clientes e, assim, atuar para reverter este comportamento, aprimorando a experiência do usuário. Em outras palavras, com a ChatGuru fica mais fácil mapear os próximos passos da sua estratégia de marketing, vendas e comunicação.

ChatGuru

Com a tecnologia da ChatGuru, sua empresa pode desenvolver e gerir um chatbot na medida da necessidade dos seus clientes, oferecendo um atendimento personalizado e humanizado com o objetivo de fidelizar seu público. A tecnologia da ChatGuru pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), gerando ainda mais eficiência para os processos da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre a ChatGuru!

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