Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Como Integrar o WhatsApp Business API na Sua Empresa

O WhatsApp entrou no mundo das empresas e negócios com a versão WhatsApp Business de seu serviço. Ela oferecia algumas funcionalidades extras dedicadas aos pequenos negócios, como a possibilidade de ter um perfil de empresa, respostas rápidas, etiquetas para organizar conversas ou mensagens automatizadas. Essa é uma opção adequada para profissionais individuais ou pequenas empresas, mas não […]

Fernando Cavalcanti

07/04/2021

WhatsApp Business API

O WhatsApp entrou no mundo das empresas e negócios com a versão WhatsApp Business de seu serviço.

Ela oferecia algumas funcionalidades extras dedicadas aos pequenos negócios, como a possibilidade de ter um perfil de empresa, respostas rápidas, etiquetas para organizar conversas ou mensagens automatizadas.

Essa é uma opção adequada para profissionais individuais ou pequenas empresas, mas não se destina a grandes corporações ou equipes de atendimento ao cliente com várias pessoas.

Para resolver isso e poder oferecer um serviço melhor, há algum tempo o Facebook, como atual proprietário, lançou o WhatsApp Business API.

Levando em consideração que o WhatsApp é o serviço de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo, a possibilidade de utilizá-lo como canal de atendimento é muito lógica e positiva.

Os usuários estão acostumados a usar o WhatsApp e graças a esta API, as empresas poderão nos atender de forma mais confortável.

O que é WhatsApp Business API?

WhatsApp Business é a versão empresarial do WhatsApp, mas, existem algumas diferenças em relação ao aplicativo convencional que todos nós usamos – Como criar um cartão de produto ou selecionar uma série de “status” para os clientes entrarem em contato.

O WhatsApp Business é praticamente idêntico, mas com novas funções e recursos, por isso é fácil de usar em qualquer nível, todavia, ele é gratuito, não tem custo adicional e possui características específicas que são, principalmente, as seguintes:

  • Perfil da empresa com informações úteis para os clientes;
  • Respostas rápidas e personalizadas de acordo com a mensagem;
  • Rótulos para organizar contatos e clientes;
  • Mensagens automatizadas com as quais não podemos nos preocupar;
  • Estatísticas de dados, clientes, mensagens;
  • Links diretos para entrar em contato com você pelo WhatsApp;
  • Catálogo para mostrar seus produtos a partir do aplicativo.

E o que é API?

API significa Interface de Programação de Aplicativo e contém todos os requisitos, instruções e possibilidades para integrar o WhatsApp a outras ferramentas ou automatizar certas tarefas.

É voltado para médias e grandes empresas com o objetivo de promover a comunicação com clientes em todo o mundo através do WhatsApp de forma fácil e simples.

Basicamente, é uma série de regras que os programadores devem usar para integrar o WhatsApp a qualquer tipo de ferramenta que estejam desenvolvendo.

Seja para atendimento ao cliente, como mencionei, ou para outro tipo de uso como notificações em massa, chatbots, etc…

Graças a esta função, as empresas podem integrar o WhatsApp em diferentes níveis dentro de seus sistemas de atendimento ao cliente e graças a isso, o serviço não ficará mais “amarrado” a um celular.

Com o desenvolvimento adequado, elas poderão utilizar um único número de telefone do WhatsApp para que várias pessoas possam participar de conversas, receber pedidos pelo serviço de mensagens, incidentes e uma longa lista de possibilidades.

Grande empresas já utilizam o WhatsApp Business API há algum tempo, e agora empresas de médio e até de pequeno porte já começaram a utiliza-lo.

WhatsApp Business API para integrar com sistema CRM e ERP da empresa
WhatsApp Business API para integrar com sistemas CRM e ERP da empresa e atender melhor seus clientes

O que pode ser feito com uma API?

Ao longo do artigo, já comentei algumas das possibilidades dessa API, mas você pode realmente obter muito mais coisas graças a ela.

Notícias

Por exemplo, pode ser usado para distribuir informações importantes a um grupo de usuários, algo como uma “newsletter”.

Mas desta vez encaminhada para o WhatsApp, com uma taxa de abertura muito elevada graças ao fato de praticamente todos os utilizadores terem notificações ativas nos seus dispositivos e de não ser habitual deixar conversas sem ler.

Integrada ao serviço de CRM através do WhatsApp Business API

Como ia dizendo, na seção de atendimento também pode ser muito útil, por exemplo, as empresas podem integrar o serviço em seu CRM.

Graças a isso, eles podem centralizar o atendimento ao cliente e ter várias pessoas atendendo ao mesmo tempo.

Os agentes poderão enviar mensagens da ferramenta com a qual costumam trabalhar em seus computadores, mas o usuário as receberá diretamente em seu celular.

Chatbots + WhatsApp API

Também é possível automatizar certas mensagens e não apenas notificações em massa como um boletim informativo, por exemplo, os programadores podem usar a API para criar uma ferramenta que lhes permite criar chatbots.

Graças a isso, eles podem automatizar a comunicação com os clientes e, em muitos casos, liberar agentes de atendimento ao cliente.

Podem, por exemplo, criar um chat automático que responde a algumas questões comuns como horários, outras formas de contato, comunicar o status dos serviços da empresa.

Você também pode ir mais longe e integrar esses chatbots com bancos de dados internos e qualquer tipo de dados de clientes.

Sendo assim, o usuário poderá obter, por exemplo, uma lista com todas as compras que realizou, datas de renovação de seus contratos, ou se a empresa trabalha com saldo, saber quanto ele tem em sua conta de cliente, etc.

Vantagens

Sistemas de alerta para desastres naturais, envio massivo de ofertas, chats personalizados e automatizados para compras…

As possibilidades oferecidas por uma API do WhatsApp Business são enormes e realmente o limite é dado pela imaginação e pelo orçamento da empresa para realizar o desenvolvimento necessário.

Como solicitar a API do WhatsApp Business?

Para solicitar a WhatsApp Business API podemos escolher duas formas, uma delas é se cadastrar diretamente e a outra é usar um provedor de soluções que nos dê acesso à API.

Porém, a probabilidade de sucesso no primeiro caso dependerá se nossa marca tem um bom relacionamento com o Facebook ou se é uma empresa reconhecida mundialmente.

Nesse caso, podemos tentar registrar-se diretamente, para isso, o que devemos fazer é acessar o site oficial do API WhatsApp Business e clicar no botão Iniciar.

Automaticamente, será exibida uma página na qual nos serão solicitadas diversas informações sobre nossa empresa, como nome da empresa, URL do site, nome, sobrenome, número de telefone, endereço de e-mail de contato.

E também nos solicitará se quisermos usar a API para enviar mensagens do WhatsApp em nome da empresa ou de um de nossos clientes.

Depois de preenchida esta informação, clique em Enviar e daremos continuidade ao processo de candidatura, preenchendo todas as informações solicitadas

Caso a marca não tenha relação com o Facebook ou não seja uma grande empresa com boa reputação, a melhor solução é usar um provedor de soluções que nos forneça acesso à API do WhatsApp Business com mais facilidade.

Além disso, o processo será muito mais rápido, se possível.

Nesse caso, a primeira coisa que teremos que fazer é enviar algumas informações básicas sobre nossa empresa (nome, site, setor ou tipo de atividade, país onde deseja oferecer o serviço WhatsApp, uso que vamos dar, previsão de volume de mensagens diárias, etc.) e aguardar que o fornecedor confirme a aprovação da marca.

Whatsapp API é a API do WhatsApp
WhatsApp API como uma ponte, como a integração entre sistemas de inteligência empresarial

Ativar número de telefone

Se tudo correr bem e a empresa nos aprovar, teremos que fornecer as informações necessárias para ativar o número de telefone que iremos utilizar com o serviço.

É possível usar um de nossos números de telefone ou registrar um novo, claro que, em qualquer caso, devemos registrar o referido número no aplicativo WhatsApp Business antes de tudo para podermos continuar com o processo de ativação.

Para o qual também precisamos fornecer outras informações ao provedor através do qual estamos realizando o processo como é a identificação do Business Manager de clientes no Facebook: o número de telefone da conta WhatsApp Business, o nome associado a tal número, etc.

Após a ativação do nosso número, todas as comunicações serão hospedadas em um servidor virtual, ao qual podemos nos conectar por meio de um painel de controle ou sistema disponibilizado pelo próprio provedor para acessar todas as mensagens.

Isso é algo que uma empresa deve fazer se preferir tentar solicitar a API do WhatsApp Business por conta própria, o que para muitos pode ser um grande obstáculo.

O fato de utilizar um servidor, também conhecido como docker, para o uso do WhatsApp Business API, implica que se a qualquer momento quisermos utilizar mais de um número de telefone com o WhatsApp Business teremos que ter um servidor diferente para cada um deles.

Portanto, também teremos um sistema ou painel de controle separado para cada um dos números de telefone.

Criar modelos

Agora só resta depois de ter o número do telefone ativado, criar nossos modelos de envio de mensagens através da API do WhatsApp Business.

Para isso, devemos levar em consideração as regras estabelecidas pela própria empresa de Mark Zuckerberg quanto à forma e ao conteúdo dessas mensagens.

Tanto é que precisamos receber a aprovação do WhatsApp para colocarmos nossas mensagens em uso.

Como funcionam as mensagens automáticas?

Pois bem, como mencionamos, a o WhatsApp Business API permite a automação de mensagens para otimizar o seu tempo e, consequentemente, o lucro do seu negócio.

Porém, seu principal objetivo é garantir que as empresas tenham uma comunicação de qualidade com seus consumidores, estreitando relacionamentos e, com isso, ganhando mais confiança.

O início das conversas é sempre uma iniciativa do usuário, portanto, não é possível enviar mensagens promocionais ou anúncios diretamente pelo WhatsApp.

O Facebook, empresa responsável pelo aplicativo, por sua vez, reforça que o usuário pode bloquear uma empresa que esteja se gerando spams com um único clique.

WhatsApp Business API

O WhatsApp é tão relevante que, hoje, mais de 3 milhões de empresas o utilizam como canal de comunicação em sua estratégia de vendas.

No entanto, alguns enviam mensagens por meio de contas pessoais, colocando em risco a imagem da marca e deixando em aberto possíveis falhas no processo.

Neste caso, o melhor para empresas é usar o WhatsApp Business integrado a uma API.

Você já usa o WhatsApp Business API na sua empresa? Está pensando em usar? Então escreve para nós aqui embaixo que vamos adorar te responder.

Além disso, se ficou com alguma dúvida, deixa nos comentários para que possam lhe ajudar.

Até a próxima!

4 comentários sobre "Como Integrar o WhatsApp Business API na Sua Empresa"

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  1. Pâmella disse:

    Quero

    1. Giovanna Torreão disse:

      Olá Pâmella, tudo bem?

      Para começar a usar o WhatsApp Business API, você precisa ter conhecimentos em desenvolvimento de software. Primeiro, você precisa criar uma conta no site do WhatsApp Business. Depois disso, você precisa se conectar ao WhatsApp Business API no site da Twilio. É necessário possuir uma conta de desenvolvedor e um número de telefone verificado para criar uma conta. Você também precisa criar uma conta de pagamento no site da Twilio. Por fim, você precisa integrar a API do WhatsApp Business com sua aplicação, usando o SDK ou o código-fonte do WhatsApp. 😊

  2. Maria Lúcia Lopes de Oliveira disse:

    Muito obrigada 😘

  3. alex sandor disse:

    legal

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